Um crime comum em nossa cidade é a queimada urbana. Tema abordado diversas vezes aqui e também no jornal Manchete do Povo.
Neste caso eu atendi a ligação de vizinhos incomodados com a densa fumaça que partia de um ponto na Rua Europa. A queimada teve inicio ontem e durou a tarde toda. Hoje de manhã quando começou novamente os mesmos vizinhos tornaram a me ligar e no local pude constatar que se tratava de uma terraplanagem feita para a construção de um residencial.
A empresa que realizava a terraplanagem é a mesma que ateou fogo nos pneus da Figueira do Bartira. Questionado sobre a queimada o proprietário me explicou que separa os entulhos e galhos na hora de limpar o terreno e neste caso quem ateou fogo nos galhos foram alguns vizinhos. "Quando eu vi tinha até sofá velho queimando" contou o proprietário da empresa.
Para muitas pessoas atear fogo em matos e entulhos é normal e aceitável (uma questão cultural). Porém o momento em que vivemos com calor em excesso falta d'água nos bairros, problemas com o lixo, e doenças crônicas agravadas pela poluição são hoje uma realidade em nossa comunidade. Devemos mudar nossos conceitos e cabe às instituições (Família, Estado e Igreja) educar a sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe!