Área cuidada por moradores e empresa privada |
O Jd. Vale Verde em Rolândia é reconhecido pela abundante área verde que ali existe. São várias nascentes que constituem o Ribeirão das Amoreiras, um importante manancial que abastece as cidades de Cambé e Londrina.
Moradores do Jd. Vale Verde se organizaram com a finalidade de buscar melhorias para o bairro e contribuir para uma melhor qualidade de vida para as famílias residentes. Desta organização surgiram várias reuniões, e algumas benfeitorias foram feitas pelos próprios moradores, como instalação de placas identificando os nomes das ruas, recuperação de pequenas praças, estacagem nas mudas de árvores ali plantadas (parceria com Grupo Escoteiro Guarani), dentre outras.
Dentre estas ações, uma que se destaca é a reivindicação incessante junto ao município público para que ele cumpra com as obrigações públicas no Jd. Vale Verde. Foram vários protocolos abertos, reuniões com secretários, mobilização junto a vereadores e até uma carta assinada pelo atual prefeito, nas vésperas da eleição, firmando um compromisso com o Jd. Vale Verde.
Moradores pagam para roçar áreas públicas |
Nos anos de 2011 e 2012, a Sanepar em parceria com a prefeitura plantou aproximadamente 3.000 mudas a margem das nascentes do Ribeirão amoreira, foram investidos mais de 26 mil reais, no chamado, projeto Fundo Azul. Estas mudas e o investimento feito estão se perdendo, pois o mato tomou conta totalmente da área.
Mato
ocupa toda área de reflorestamento feito pelo projeto Fundo Azul da Sanepar |
Os moradores pedem atenção e respeito dos governantes municipais, pois promessas foram feitas e todas as medidas cabíveis aos moradores foram tomadas. Moradores temem o retorno aos tempos de incêndio e acúmulo de entulhos no bairro. No futuro o nome de Jd. Vale Verde, deverá ser substituído por Jd. Abandonado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe!