Representantes de mais 55 municípios do Estado do Paraná já estão inscritos para o evento. Inscrições terminam às 18h, da terça-feira, dia 19 de março
Representando as Bibliotecas Públicas Municipais de Maringá e Sarandi, o projeto “Paiquerê: trabalhando mitos e palavras Kaingang na biblioteca”, é de André Vinícius Bernardes, Cirlei Aparecida Ganeo, Gilda Lopes Carreira, Renata C. de Albuquerque Campos e Zery Monteiro.
Da cidade de Londrina, Ana Maria de Araújo Ventura, Carlos Antônio Delfino, Leda Maria Araújo, Marli Meisen Bleinroth, Mayumi Takei Kariya e Vera Lucia Ferraciolli, da Biblioteca Infantil do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Londrina, da Biblioteca Ramal Vila Nova e do Centro Cultural Lupércio Luppi, criaram a iniciativa de leitura “Lendas urbanas de Londrina: histórias para ouvir e contar”.
De Pitangueiras, Alessandra Cristina do Nascimento criou a “A hora do conto” na Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato.
LEIA MAIS
Já as Cascavelenses de Vanessa Paula Moraes, Katiane do Socorro Viel de Farias e Sirlei Aparecida Fonseca, representando a Biblioteca Pública Municipal Sandálio dos Santos - Núcleo de Apoio à Leitura Para as Pessoas com Deficiências Visuais, elaboraram a ação “Leitura sem barreiras”.
Seleção dos projetos
Em 2012, a ação “De Caso com a Palavra” consistiu em oficinas com 40 horas/aula, que consistiam em 20 horas presenciais e 20 horas de atividades. Nesta segunda parte, o mediador deveria aplicar um projeto de leitura em seu espaço de trabalho. “Para o Fórum de Maringá, já temos representantes inscritos de 55 municípios do Estado do Paraná”, observa Cléo.
Segundo a literária, os critérios para a seleção foram a criatividade e o dinamismo da iniciativa, a pertinência da ação e adequação ao público alvo, aplicação do projeto à segmentos pouco usuais da comunidade e o potencial para a formação de novos contadores de história.
Sobre o Fórum
As iniciativas farão parte do encontro que acontece no dia 22 de março, no Teatro Municipal Calil Haddad (avenida Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2500 – Zona 05). Outros profissionais de leitura e literatura do país como: Ana Luísa Lacombe, atriz, contadora de histórias, figurinista e artista plástica de São Paulo, Ricardo Azevedo, escritor e ilustrador de São Paulo, João Luís Ceccantini, especialista em leitura e literatura de São Paulo e Afonso Romano de Santanna, escritor do Rio de Janeiro, acompanham os trabalhos. A primeira edição do evento, realizada recentemente em Foz do Iguaçu, reuniu aproximadamente 300 pessoas.
Os fóruns são gratuitos e oferecem aos participantes uma reflexão sobre o texto literário. O ensino de como o mediador tem papel fundamental na formação do ser humano, a partir da subjetividade e da fantasia proporcionadas pela leitura também será abordado. As inscrições são realizadas gratuitamente pelo site www.cultura.pr.gov.br. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3024-7342.
De Caso com a Palavra
“De Caso com a Palavra” é um projeto de autoria de Cléo Busatto, realizado pela CLB Produções em parceria com a Biblioteca Pública do Paraná. Conta com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Seec) e patrocínio do Ministério da Cultura e da Companhia Paranaense de Energia (Copel). Em 2012 o projeto aperfeiçoou os conhecimentos de atendentes de bibliotecas, bibliotecários e mediadores de leitura em 16 municípios do Paraná. A formação dos mediadores integra as metas do Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura (Pelll), sugerido pela Seec.
Apoio e Patrocínio
Os encontros são realizados pela CLB Produções em parceria com a Biblioteca Pública do Paraná, com apoio da Secretaria de Cultura do Estado (SEEC) e Itaipu Binacional. O patrocínio é do Ministério da Cultura e da Companhia Paranaense de Energia (Copel).
Sobre Cléo Busatto
Cléo Busatto é uma artista da palavra. Escritora, contadora de histórias e especialista em literatura infantil e juvenil. Mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pesquisadora transdisciplinar formada pelo Centro de Transdisciplinaridade (Cetrans). Como mediadora em projetos sobre oralidade, leitura e literatura formou mais de 50.000 pessoas em oficinas e palestras, e contou histórias para mais de 100.000, no Brasil e exterior. Investiga a narração oral no meio digital e produz softwares educativos. Suas obras fazem parte de programas de leitura e catálogos internacionais, como o Bologna Children’s Book Fair.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe!