facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

segunda-feira, 4 de março de 2013

O Lago do Ingazinho está cada vez pior

Após um ano do início das obras de revitalização do Lago o local continua abandonado


Diariamente a redação do jornal manchete do Povo recebe denúncias e reivindicações da população e nesta semana um leitor encaminhou por email (manchetedopovo@gmail.com) fotos do Lago Ingazinho solicitando a revitalização prometida e corte do mato que já toma conta até da estrada. Segundo o morador daquela região está cada vez mais perigoso transitar por lá. "Da medo de passar por aqui", relata o morador que prefere não se identificar com medo de perseguição política.

O secretário de Meio Ambiente, Marcio Colarovic explicou que existe apenas um projeto de paisagismo aprovado pelo IAP. Na execução deste projeto ocorreu um problema no desassoreamento do lago devido aos empreendimentos imobiliários que estão sendo feitos atrás do Jd. Itália e mediação. Segundo Márcio com as chuvas a terra que saiu destes bairros desembocaram no lago o que inviabilizou a execução do projeto. O secretário informou que as imobiliárias loteadoras serão notificadas e uma reunião com os proprietários será realizada no intuito de realizar um projeto em parceria com a Sanepar e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para um novo desassoreamento e limpeza do lago. O secretário informou que não é possível colocar as comportas, pois a tubulação foi feita muito pequena e não suporta o volume de água. O vereador Rodrigo Leocardio a pedido da população protocolou na Câmara um requerimento no qual solicita a revitalização do lago e limpeza das imediações.
Foi dito e feito
O COMDEMA orientou o fechamento das comportas e foi contra a execução do projeto de  desassoreamento alegando que a terra que desce dos bairros iria assorear novamente o lago em menos de 5 anos.
LEIA MAIS

A prefeitura ignorou a orientação e abriu as comportas esvaziando todo o lago e colocando em risco toda a biodiversidade de banhado desenvolvida no local. "Um crime ambiental", assim os ambientalistas e biólogos classificaram o projeto, porém não foram ouvidos. O jornal Manchete do Povo noticiou que em 7 de maio de 2009 foi apresentado ao COMDEMA um estudo ambiental realizado pela bióloga Silvia Aparecida Machado - Mestre em Biologia das Interações Orgânicas pela UEM. Ela orientava a preservação de grande parte do ecossistema de alagados existente no local, portanto não seria necessário abrir as comportas e desassorear o lago.

No dia 15 de fevereiro de 2012, (as vésperas das eleições) as comportas foram abertas com a desculpa de limpar o lago. A prefeitura então informou que o local, precisaria de mais 90 dias para estar totalmente seco e somente após a REVITALIZAÇÃO seria feita. Continuou esvaziando o lago contra a recomendação do COMDEMA e da bióloga Silvia Aparecida Machado.

Mais de um ano se passou e até agora o lago não deve ter secado, já que nada além de uma tubulação (imprópria) foi feita no local. Já a terra dos bairros voltou a assorear o lago. (O que aconteceu bem antes do previsto).

O novo secretário de Meio Ambiente está demonstrando grande vontade de resolver o problema, mas está em uma sinuca de bico, pois tem que agora remendar o erro dos outros secretários. Nada se pode fazer por enquanto, nem colocar uma nova comporta, porque a tubulação feita não comporta a água do lago e nem fazer a limpeza, pois os proprietários das loteadoras terão que ser notificados e fazerem um projeto em parceria com a Sanepar e IAP. Quem paga a conta pela teimosia é o povo, as loteadoras e tudo agora está no colo do novo secretário. Boa sorte Sec. Marcio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"