Na sessão realizada nesta segunda (01) o educador ambiental Daniel Steidle fez uso da tribuna livre para falar sobre o crescimento sustentável de Rolândia. Daniel falou sobre o assunto e apresentou um vídeo de 18 minutos produzido por voluntários. Com vários depoimentos de rolandienses, empresários, agricultores e cidadãos, o vídeo faz um apelo para que o poder legislativo reflita antes de aprovar o projeto de LEI 003/2013 que pretende transformar em área industrial o trecho da PR 170 o que acabará viabilizando a instalação de Indústrias Nocivas e Perigosas.
O vídeo começa mostrando algumas das lutas dos agricultores e ambientalistas como manifestação sobre o lixo de Rolândia em 1998. Nesta época a então administração instalava o atual aterro sanitário o prometia que este iria durar 24 anos, mas segundo os ambientalistas apenas 12 anos se passaram e o local já está saturado e sendo tratado como um lixão.
A principal mensagem do vídeo é quanto à tentativa da atual administração de viabilizar a instalação de uma indústria de baterias em Rolândia na PR 170. Uma região considerada um dos melhores solos do planeta devido à terra roxa extremamente fértil.
ASSISTA O VÍDEO
Além da terra fértil, com a vinda desta indústria fatalmente também será contaminada por chumbo uma área de espigão, que compreende a divisão de águas que desembocam por um lado na bacia do rio Tibagi (uma das maiores bacias hidrográficas do Estado do Paraná) e por outro a bacia do rio Paranapanema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe!