A política hipnotiza, mexe com os sentidos e desperta no ser humano o mais perigoso dos 7 pecados capitais, a ganância. Em busca do poder o homem se perde na ânsia de ter, e se manter no poder
Lutando para não “largar o osso” usam das mais antigas artimanhas e estratégias ultrapassadas da velha guarda da política.
Em Rolândia é possível facilmente citar 5 ou 6 dinossauros que ainda transitam nos bastidores de algumas campanhas com suas opiniões e ideias criminosas.
Bandidos, usurpadores do dinheiro público, enganadores que consomem a boa política como um câncer que pode virar metástase a qualquer momento.
O caso do Bingo da creche e o Deputado Cobra é um exemplo. Usar uma entidade séria como a creche para prejudicar um oponente é maquiavélico e desleal com as mais de 300 crianças atendidas pela instituição.
O Cobra não deu moto alguma e isso é fato comprovado. Ele não pediu voto em público e não teve culpa de a locutora ter falado seu nome. O vídeo editado não mostra o momento em que, inocentemente a presidente da creche o chama para cantar o bingo, mas ele se nega.
A ida dele lá não foi o que decidiu a campanha, pois ele fez mais de 50% dos votos válidos em Rolândia. Ou seja, a presença dele lá não mudaria o resultado da eleição!
Agora 200 mil santinhos na rua no dia da eleição com certeza tiveram muito mais efeito de gerar voto a favor de quem aparece na propaganda irregular. Aí sim existiu grande potencialidade de decidir uma eleição.
Todos sabem que a estratégia no “dia D” é praxe para alguns políticos devido ao grande apelo e potencial de resultado. Se os 200 mil santinhos gerar efeito de pelo menos 1% a candidata teve cerca de 2 mil votos por conta de um crime eleitoral. Por isso existem candidatos que guardam boa parte dos recursos para gastar no dia da eleição.
Mas vale lembrar que Sabine registrou queixa dando conta de que 200 mil santinhos foram roubados em seu comitê às vésperas da eleição, sábado dia 5.
Mas me pergunto, que candidato em sã consciência iria distribuir santinho do concorrente no dia da eleição?
Vamos aguardar o inquérito.
Se for para traduzir o pensamento de hoje eu citaria o velho ditado; “Digas com quem tu andas que te direis quem tu és”. Em resumo o grande segredo e a sacada na atualidade é fazer o certo de forma transparente. Essa é a chave para o sucesso na política.
Entender o cotidiano da política, acompanhar as movimentações dos atores no meio político, conhecer as pessoas e as leis. Assim como entender o fluxograma de trabalho de uma assembleia é a essência para viabilizar o trabalho de um político.
Transitar pelos “lobis” e corredores das casas legislativas são os caminhos para a vida longa na política em uma câmara de vereadores, na assembleia do estado ou federal. A população está cada vez mais informada e critica. A falta de transparência para mim sempre foi, e sempre será o arquétipo da corrupção. E as formas sujas de se fazer campanha cada vez mais recebe a merecida rejeição do eleitor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe!