facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Governo e Poder Judiciário decidem desativar carceragens dos distritos policiais de Curitiba

Pelo menos 240 presos de todas as carceragens dos distritos policiais de Curitiba serão transferidos, a partir da próxima semana, para unidades do sistema penitenciário do Paraná, a cargo do Departamento de Execução Penal (Depen) da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (SEJU).

A decisão, anunciada nesta quarta-feira (19/02), foi tomada durante a reunião semanal do Comitê de Transferência de Presos (Cotransp), integrado por representantes da SEJU, Secretaria da Segurança Pública (SESP), Tribunal de Justiça e Ministério Público do Paraná, com a participação da Defensoria Pública do Estado.

A  medida faz parte de um acordo firmado entre os poderes Executivo e Judiciário para desativar as carceragens de todos os distritos policiais da capital. Não haverá mais presos no 1º, 3º, 6º, 8º, 11º e 13º DPs de Curitiba. As carceragens do 9º e 12º DPs já foram desativadas na semana passada.

CENTRO DE TRIAGEM - Segundo relatório do Cotransp, o Departamento da Polícia Civil se compromete a reformar a carceragem do 11º Distrito Policial, que será transformada em Centro de Triagem, com capacidade máxima para 40 presos, que permanecerão no local apenas durante o período de conclusão do inquérito policial.

O espaço terá parlatório, pátio de sol, sala de atendimento médico e odontológico e condições dignas de permanência no local, com colchões, uniformes e kit higiênico para cada preso.


Por sua vez, o Depen dará continuidade à transferência semanal de 80 presos de Curitiba e Região Metropolitana para o sistema penitenciário do Estado, conforme previsto na Resolução 335/2013, assinada pela secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes.

Essas transferências observarão critérios como o de antiguidade na prisão, com prioridade para condenados. Em contrapartida, a Polícia Civil do Paraná deverá providenciar, com antecedência de 24 horas, as listas nominais dos presos a serem transferidos, contendo obrigatoriamente o RG e o mandado de prisão de cada detento.

SEJU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"