facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

terça-feira, 29 de abril de 2014

Prefeitura envia nota oficial sobre a Dengue

Comunicado oficial sobre a dengue em Rolândia

Tendo em vista a situação atual da dengue Em Rolândia, a Secretaria Municipal de Saúde vem elucidar alguns pontos que estão sendo fonte de informações desencontradas e, em muitos momentos, não contribuindo para o bom andamento da demanda “dengue” no município.

         Nesta data, o município apresenta 222 notificações e 55 casos positivos; desses, 42 na área central, o que caracteriza um quadro de surto localizado da doença. O último levantamento de índice amostral (LIRAa) foi de 2,1%, estando 1,1% acima do tolerado pela Organização Mundial de Saúde, permanecendo, como principal criadouro, pratos aparadores de vasos de planta. CONTINUE LENDO

         Os trabalhos de bloqueio de casos notificados na região central acompanharam a livre demanda, ou seja, quando apresentados ao serviço de saúde eram bloqueados em até 24 horas mecanicamente (remoção de criadouros) e quimicamente (aspersão de inseticidas), o que contribuiu para a quebra da cadeia de transmissão nesta região da cidade.

         Cabe elencar que, neste momento, o município não está em epidemia, que se caracteriza por 300 casos para cada 100.000 habitantes, o que, para Rolândia, significaria 183 casos positivos de dengue.

         O clamor pelo “carro fumacê” sempre emerge em momentos de enfrentamentos da dengue; porém, a utilização desta ferramenta é extremamente restrita e controlada pela Secretaria Estadual de Saúde, sendo como o primeiro item para aprovação do uso do equipamento o fato do  município se encontrar em situação de epidemia. A utilização do “carro fumacê” possui eficiência baixa quando comparado aos bloqueios realizados pelos operadores de bomba de aspersão costal, uma vez que, neste tipo de bloqueio, os profissionais adentram os imóveis, o que permite a dispersão do inseticida para uma área interna, o que não ocorre no fumacê, que dispersa o inseticida da via pública em frente aos imóveis.
         A Secretaria de Saúde do município tem realizado desde o início do ano letivo escolar trabalhos de orientação aos alunos da rede escolar no que diz respeito ao controle e combate da doença no município, partindo da premissa de que as crianças possuem grande poder de persuasão junto aos seus pais e responsáveis.

         Com intuito de fortalecer as ações de combate à dengue, o município vai contratar 20 agentes de endemias, que vão somar forças aos 16 existentes, atingindo, assim, o número recomendado pelo Programa Nacional de Combate à Dengue, que é de 36 agentes para o município de Rolândia.

         A Secretaria de Rolândia conclama todos os moradores para se engajarem nesta luta, evitando a todo custo a deposição de materiais que possam funcionar como criadouros expostos ao meio ambiente, bem como, colaborar com o acesso dos agentes às residências e estarem vigilantes em relação a criadouros tradicionais, que estão sempre perto das pessoas e em muitos momentos passam despercebido, como foi constatado no último LIRAa na região central do município, o que corroborou para que o surto se implantasse.


Rolândia, 29 de abril de 2014

Giseli Tolini Roza de Freitas – Secretária Municipal de Saúde
Anadélia Liaschi Ducci – Diretora de Vigilância em Saúde

Rafael André Ferreira Dias – Gerente de Vigilância Ambiental

Um comentário:

  1. Tem que aplicar multa pra quem deixa as coisas jogadas ou nao cuida do imóvel abandonado! Brasileiro só acorda quando sofre a consequência ou quando sofre no bolso, infelizmente!

    ResponderExcluir

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"