facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

sexta-feira, 10 de abril de 2015

"TIC TAC" para os picaretas

Um presente do Senado no dia do jornalista!


Foi votada no Senado neste dia 07 de abril, dia do jornalista, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/2009, conhecida como PEC dos Jornalistas. Aprovada em segundo turno por 60 votos a 4, a proposta torna obrigatório o diploma de curso superior de Comunicação Social, habilitação jornalismo, para o exercício da profissão de jornalista. A matéria agora segue para exame da Câmara dos Deputados.

Um mérito para aqueles que passam anos nas cadeiras de uma faculdade para se tornarem profissionais.

"A profissão de jornalista exige um estudo científico que é produzido na universidade. Não é justo que um jornalista seja substituído em sua empresa por alguém que não tenha sua formação", afirma um dos senadores favoráveis a PEC.

Segundo matéria publicada no site do Senado "A proposta tenta neutralizar decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de junho de 2009 que revogou a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista. De 1º julho de 2010 a 29 de junho de 2011, foram concedidos 11.877 registros, sendo 7.113 entregues mediante a apresentação do diploma e 4.764 com base na decisão do STF".

Nada mais justo já que cada vez mais picaretas aparecem no mercado de comunicação poluindo de informações mal apuradas e muitas vezes deturpadas com segundas intenções, geralmente politiqueiras de futuros candidatos a cargos eletivos.

A exigência de formação adequada para exercer uma profissão não prejudica o direito de se manifestar, mas pelo contrário regulamenta uma função nobre de comunicar e informar a população.

Somente através do esforço e dedicação podemos alcançar nossos objetivos, quando montei uma agência de propaganda, me formei em Marketing e Propaganda, agora com o jornal MANCHETE DO POVO estou no último ano de jornalismo e me formo daqui a alguns meses.

Agora imagina se todos que sonhassem ser advogado saíssem montando escritórios pela cidade. Ou para aqueles que almejassem o jaleco branco simplesmente distribuíssem garrafadas por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"