facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

terça-feira, 7 de maio de 2013

Gestantes afirmam se sentir mais seguras com Rede Mãe Paranaense

A mudança do modelo de atenção às gestantes e as crianças do Estado começa a ser sentida pela população. O programa Rede Mãe Paranaense completa um ano neste mês, com ações que reduzem a mortalidade de gestantes e de crianças. O acompanhamento pré-natal é feito com no mínimo sete consultas e 17 exames. Existe ainda a garantia de ambulatório especializado para gestantes e crianças de risco, de parto com a vinculação ao hospital e acompanhamento de todas as crianças menores de um ano.

No ano passado, foram investidos 90 milhões de reais na implantação da rede, com a capacitação dos profissionais da atenção primária e com o fortalecimento dos hospitais de referência para gestantes de alto risco, pelo programa HospSUS. Para este ano, estão previstos 126 milhões de reais para a Rede Mãe Paranaense.

Segundo o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, uma rede de atenção não nasce pronta e este primeiro ano foi de muito trabalho. De acordo com ele, o primeiro passo foi reduzir o déficit de leitos de UTI neonatais no Estado, construir e equipar as unidades da saúde da família, onde são realizados os pré-natais.// SONORA MICHELE CAPUTO NETO// Entre outras ações, serão vinculadas 87 maternidades que atendam gestantes de risco habitual e risco intermediário e a consolidação dos centros Mãe Paranaense nos 22 consórcios intermunicipais de saúde. O Governo do Estado também elaborou carteiras da gestante e da criança.

Todas as informações do pré-natal, pós-parto e acompanhamento da criança são anotadas nas carteiras que o governo do Paraná distribui para todos os municípios. Foram concluídas 64 unidades do programa e 103 estão em construção, para completar as 167 previstas. O Governo do Paraná também investiu na capacitação de 30 mil profissionais de saúde, em parceria com as sociedades médicas e de enfermagem. (Repórter: Priscila Paganotto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"