facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Ruim COM muito pior SEM!

O Hospital São Rafael vem recebendo inúmeras criticas e sendo alvo de denuncias da população e questionamentos do Ministério Público

Uma grande crise financeira assombra o único hospital da cidade, que é particular e sem fins lucrativos. Talvez este seja o cerne da questão, Rolândia não tem saúde pública!

Os PAs e UBSs não funcionam, na grande maioria fica sem médicos boa parte do tempo, os funcionários e enfermeiros se matam de trabalhar sem a mínima estrutura. Falta remédio, equipamento, manutenção e principalmente falta respeito do poder publico.

Este pouco caso com a saúde púbica sobrecarrega o São Rafael que faz em média 5 mil atendimentos (SUS) mês fora outros procedimentos. Custos elevados coma a UTI e o descaso público estão levando o único hospital de Rolândia à falência. Falando em UTI, tão divulgada na campanha eleitoral, um dia após o fim das eleições a prefeitura cortou o repasse de 50 mil que ajudava no pagamento dos médicos.

A quem diga que a divida do hospital chega perto de 2,5 milhões. Médicos com salários atrasados, fornecedores sem receber, falta de equipamentos e produtos básicos, e agora a última denúncia que recebi é que os profissionais do Centro de Especialidades Odontológicas – (CEO) estão saindo de férias sem receber, ou seja, se passam 10 dias de férias, no final do mês têm estes dias descontados no salário. Outro caso é o não pagamento do vale alimentação dos funcionários do Programa de Saúde da Família (PSF), em contato com a prefeitura a informação foi que isso não é culpa do município e que esse problema é do hospital.

Horas, se a prefeitura repassa cerca de R$400.000,00 mês para o hospital e ao mesmo tempo encaminha e relação dos funcionários da prefeitura que devem ser contratados pelo hospital, ela não pode simplesmente lavar as mãos e tirar o dela da reta. O servidor é do município, PSF é do município, O CEO é do município, os agentes de endemias são do município e os motes de campanha eleitoral são do prefeito. Mas o ônus? A esses, são do São Rafael que está com funcionários da prefeitura sem fundo de garantia, com férias atrasadas e sem remuneração, sem vale alimentação... Sem falar nos processos trabalhistas que também estão sobrando para o hospital pagar.

Até quando vão continuar usando a saúde para fazer politicagem? Será que voto é mais importante que vidas?

Ao invés de se preocupar em pegar MAIS 8 milhões de reais emprestados para pavimentação, vender praças públicas ou favorecer indústria de baterias os nossos gestores públicos deveriam se preocupar com a população, que literalmente está morrendo nas filas do hospital.

E quanto ao São Rafael, nosso dever como cidadão é ajudar, participar e pedir a Deus que ele não feche, por que ai sim estaremos perdidos! Se com ele está ruim imaginem sem, ou será que nossos políticos vão ficar na fila dos PAs e UBSs de Rolândia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"