facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Sentar ou não o dedo diante da desgraça alheia?

Resenha escrita por Rodrigo Stutz com base no documentário "Abaixando a Máquina"

Discutir a ética no fotojornalismo!

No documentário “Abaixando a Máquina” é possível ter uma ideia geral das intensas experiências e contrapontos da profissão de um fotojornalista. Em um ambiente extremamente carente como o eixo Rio/São Paulo a guerra de consciência se intensifica quando se retrata as mazelas sociais como a miséria, os desastres e tragédias do ser humano.

O que fazer diante de uma cena triste e desesperadora de gerenciar a ética e a dor no fotojornalismo. Sacar a máquina e disparar sobre a desgraça alheia, com certeza é uma decisão que pode ser mensurada apenas por quem está dos dois lados da lente.

A necessidade de trabalhar se depara com os ossos do ofício. Como não fotografar quando esta é a sua profissão? Antes de explorar as tragédias humanas o fotógrafo deve se colocar como uma janela do mundo e procurar levar aos espectadores a realidade com o objetivo de mudá-la. Quando mostra a miséria o fotojornalismo deve buscar com isso sensibilizar e apelar para o sentimento daqueles que tem condições de mudar os fatos, ou evitar que novas tragédias aconteçam.


Quando feito com responsabilidade, e na busca do trabalho pela relevância social certamente o fotógrafo não fere a ética e ajuda a mudar o mundo. Devemos sim sentar o dedo, mas nunca se esquecer de que são pessoas que estão em frente e à frente de sua lente. Quando o visor da máquina “embaça” com as lágrimas do fotógrafo significa que ele ainda está vivo.

ASSISTA O DOCUMENTÁRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"