Por DR. André Carlos de A. Moreira
Anos atrás eu fui à Prefeitura de Rolândia e solicitei ao Prefeito que escrevesse no portão
principal do Cemitério “Morituri Mortuis”.
Esta legenda foi sugestão do meu Tio Arduino Bolivar emérito homem de letras, que falava umas 10 línguas, inclusive o aramaico, a língua que o próprio cristo falava. Era da academia Mineira de letras e tinha a maior biblioteca Belo Horizonte. E primava por ser humilde, era sua característica máxima.
Estas palavras “Morituri Mortuis” são de uma profundidade divina.
Elas em latim querem dizer “Aos mortos dos que vão morrer”.
Cada pessoa que adentre ao cemitério deve pensar: eu vou fazer uma visita ou uma homenagem aos mortos, pois amanhã posso estar aqui. É indefectível.
Você cada vez que adentra o cemitério, humildemente deve fazer uma introspecção na sua vida e convivência, perguntando a si próprio: Eu sou justo com todos? Eu sou humilde? Eu sou generoso? Porque amanhã, quem sabe, eu posso estar aqui também.
E ao adentrar ao cemitério e a leitura “Morituri Mortuis” remete aos páramos celestiais, e neste encontra que vamos ter com os entes queridos, que já se foram, nos forçam a introspecção, na busca de uma vida mais serena, mais pura e fraterna.
É tão simples, tão divina a mensagem que estas palavras “Morituri Mortuis” nos induz. Que sugeri a um prefeito coloca-la aqui em Rolândia também. Para minha alegria ele a determinou.
Entretanto quem a pintou esqueceu-se de um S na palavra MortuiS.
Falei com o prefeito sobre o erro, e um ano depois voltei a prefeitura para corrigi-lo. Em vão...
Seria ótimo que o fizesse, antes que ... “Morituri Mortuis”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe!