facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

MORITURI MORTUIS. Uma Crônica feita antes que jaz aqui!

Por DR. André Carlos de A. Moreira

No dia de Finados fui ao cemitério de Rolândia, ao encontro sempre divino com os parentes ou amigos que morreram. Neste monólogo que todos nós temos, com os que já se foram, enriquece-nos os sentidos, alegra-nos a alma, fortalece-nos o coração.

Anos atrás eu fui à Prefeitura de Rolândia e solicitei ao Prefeito que escrevesse no portão
principal do Cemitério “Morituri Mortuis”.

Quando eu era criança ainda, mudamos para Belo Horizonte. E na entrada do 1° Cemitério de BH, isto a uns 115 anos atrás, foi escrito em letras de alto relevo no seu frontispício “Morituri Mortuis”, e que perdura até hoje.

Esta legenda foi sugestão do meu Tio Arduino Bolivar emérito homem de letras, que falava umas 10 línguas, inclusive o aramaico, a língua que o próprio cristo falava. Era da academia Mineira de letras e tinha a maior biblioteca Belo Horizonte. E primava por ser humilde, era sua característica máxima.

Estas palavras “Morituri Mortuis” são de uma profundidade divina.

Elas em latim querem dizer “Aos mortos dos que vão morrer”.

Cada pessoa que adentre ao cemitério deve pensar: eu vou fazer uma visita ou uma homenagem aos mortos, pois amanhã posso estar aqui. É indefectível.

Você cada vez que adentra o cemitério, humildemente deve fazer uma introspecção na sua vida e convivência, perguntando a si próprio: Eu sou justo com todos? Eu sou humilde? Eu sou generoso? Porque amanhã, quem sabe, eu posso estar aqui também.

E ao adentrar ao cemitério e a leitura “Morituri Mortuis” remete aos páramos celestiais, e neste encontra que vamos ter com os entes queridos, que já se foram, nos forçam a introspecção, na busca de uma vida mais serena, mais pura e fraterna.

É tão simples, tão divina a mensagem que estas palavras “Morituri Mortuis” nos induz. Que sugeri a um prefeito coloca-la aqui em Rolândia também. Para minha alegria ele a determinou.

Entretanto quem a pintou esqueceu-se de um S na palavra MortuiS.

Falei com o prefeito sobre o erro, e um ano depois voltei a prefeitura para corrigi-lo. Em vão...

Seria ótimo que o fizesse, antes que ... “Morituri Mortuis”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"