facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

COMDEMA está irregular e aguarda formação de nova diretoria

O atual presidente do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Antônio Carlos Mendonça alerta que seu mandato já expirou e de acordo com o código ambiental do município de Rolândia e a Lei municipal nº 3.027/2004 nenhuma ação municipal que dependa do parecer do conselho pode ser legalmente realizada

A convenção para eleição da nova diretoria ainda não foi realizada e o conselho aguarda a secretaria de Meio Ambiente fazer a reunião oficial para atender o que rege o estatuto.
Ele explica que a convocação dos membros atuais deve partir da Secretaria de Meio Ambiente para formalizar os novos conselheiros quando então o prefeito deverá estar presente para dar posse aos membros. Somente após esta definição a eleição para eleger a nova diretoria deve ser realizada.
A secretaria de meio ambiente já está convocando os setores da sociedade para apresentarem os nomes dos indicados a membros e pretende dar posse a estes no próximo dia 11.
O secretário de Meio Ambiente foi procurado para dar maiores explicações, porém não foi localizado até o fechamento desta edição.

O que faz o COMDEMA

O COMDEMA é um conselho deliberativo que tem uma de suas principais funções emitir parecer, nos termos do que dispõe o Código Ambiental do  Município, em Projetos de Lei alusivos à Política Municipal de Meio Ambiente.
Outras atribuições importantes do conselho se referem ao mapeamento das áreas críticas onde se desenvolvam empreendimentos e atividades potencialmente poluidoras, ou utilizadoras de recursos ambientais, visando o acompanhamento e controle dos procedimentos adotados.
Também cabe ao COMDEMA cobrar providências do poder executivo, legislativo e judiciário sempre que detectada qualquer possibilidade de danos ao meio ambiente, assim como propor alternativas para os problemas identificados.
Uma função também de extrema importância é a responsabilidade de Administrar a movimentação do Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA), decidindo sobre a inclusão de programas e destinação de recursos, em consonância com o Plano de Ação Anual, Plano Plurianual e Lei de Diretrizes Orçamentárias. Aqui vale ressaltar que o município de Rolândia ainda não tem um Fundo Municipal do Meio Ambiente.
Cabe ao conselho decidir, no âmbito administrativo, sobre multas e outras penalidades impostas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Por estes motivos é extremamente necessário que se cumpra o regimento e eleja o mais rápido possível os novos membros assim como a nova diretoria do COMDEMA.

Quem pode ser membro

Segundo o Art. 3° da LEI 01/2004 de autoria do então vereador José Danilson o COMDEMA deve ser constituído de 20 membros titulares e igual número de suplentes, paritariamente divididos entre representantes dos Poderes Públicos e da Sociedade Civil, sendo representativo dos três setores da sociedade, da forma seguinte:

Setor Público

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Económico, Secretaria Municipal de Planejamento, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Ação Comunitária, Câmara Municipal, Promotoria Especial de Defesa do Meio Ambiente, Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná (EMATER).

Setor Produtivo

Cooperativas agropecuárias, Sindicatos patronais, Sindicatos de trabalhadores ou associações de profissionais liberais, Associação Comercial e Industrial de Rolândia – ACIR.

Terceiro Setor

Organizações não governamentais (ONGs) específicas da área de meio ambiente; Outras organizações não governamentais - (ONGs), de caráter filantrópico, educativo ou assistencial, Clubes de Serviço, Associações de Moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"