facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

sexta-feira, 14 de março de 2014

TV Alemã em Rolândia

A emissora WDR esteve na cidade gravando uma reportagem sobre a origem do município e a história da família Nixdorf

Acompanhada por Klaus Nixdorf a emissora germânica Westdeutscher Rundfunk, uma das maiores daquele país esteve no último dia 10 filmando alguns pontos como a estátua Roland, o cemitério Alemão, o Portal de entrada e algumas propriedades agrícolas.

Klaus explica que constantemente ele recebe repórteres da Europa e principalmente da Alemanha que querem saber da história de Rolândia e do norte do Paraná.

Para ele a grande importância desta reportagem é divulgar o trabalho dos pioneiros, em especial as realizações de seu pai Oswald Nixdorf que fundou a colonização alemã em Rolândia no ano de 1932. Brevemente Klaus relata a história da estátua Roland que foi doado pelo senado alemão como uma réplica do monumento que está até hoje na cidade de Bremen. Com a ajuda de seu pai esta estátua veio para Rolândia e foi inaugurada dia 27 de novembro de 1957, “Quando Rolândia completava 25 anos”, destaca.


Klaus alerta para o fato de que as pessoas de fora dão mais valor para a história de Rolândia do que os próprios moradores da cidade. “Certa vez uma emissora, também da Alemanha esteve aqui e quando entrevistaram as pessoas na rua sobre o significado da estátua Roland, ninguém soube explicar o que era”, lamenta.

O jornalista da WDR, Ingolf Gritschneeder cita que em vários lugares do mundo faz esse tipo de entrevista e estando pela primeira vez na cidade encontrou na família Nixdorf e na colônia alemã um pouco da história desta terra. Questionado o porquê de estar em Rolândia Ingolf lista que encontrou aqui uma raiz muito forte da cultura alemã e muita coisa parecida com a Alemanha.


O pioneiro Klaus Nixdorf relata que estará acompanhando a equipe da TV WDR até o Pantanal Brasileiro onde mais histórias serão contadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"