facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

terça-feira, 15 de julho de 2014

Idosos da Vila Torres encararam o mundo virtual pela primeira vez

Créditos da Foto: Celepar

Comunidade, que recebe internet gratuita através do projeto Vila Torres Digital, participa de cursos de inclusão



Com um sentimento de carinho e satisfação, idosos da Vila Torres encerraram na última sexta-feira, 11, o curso de Acesso à Internet e Redes Sociais. A iniciativa integra o Projeto de Inclusão Social da Pessoa Idosa, promovido pelo Governo do Estado, através da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), e foi realizado na semana passada, no Colégio Estadual Manoel Ribas, no bairro Prado Velho, em Curitiba."Pela primeira vez na vida mexi em computador e perdi o medo. O curso foi ótimo e espero continuar aprendendo e incentivar outras pessoas, principalmente a minha esposa, Isabel, que aprenda a mexer com o computador também", conta o aposentado Orlando Alves Ribeiro, de 66 anos.

O curso, que tem como objetivo a inclusão de idosos no meio virtual, contou com o apoio do Vila Torres Digital - projeto que leva internet de graça para cerca de 800 pessoas na região. Desde o lançamento do programa, no final do ano passado, mais de 600 idosos foram capacitados pela Celepar, em Curitiba e em sete cidades do interior do Paraná. "Nunca tinha tido experiência com o computador, esta foi a primeira vez. Perdi o medo de mexer nesta máquina, já é um começo. Vou continuar outras capacitações, sou muito curioso. O curso foi muito bom", disse José Alves de Oliveira, 65 anos, metalúrgico aposentado.

Para Luiz Carlos de Lima, um dos professores do curso na Vila Torres, "é gratificante ver as pessoas que chegam a um curso sem saber ligar uma máquina, e ao final ter uma visão do que é a internet, enviar e-mail, bem como localizar pessoas no facebook."Durante todo o treinamento os idosos tiveram aulas de noções básicas do uso do computador, internet e redes sociais. "É possível encontrar na internet informações sobre as mais diferentes áreas de interesse", diz Antônio Carlos Renault Schimaleski, coordenador do Projeto de Inclusão Social da Pessoa Idosa da Celepar. "Imagine uma pessoa que goste de jardinagem ou artesanato, por exemplo. Há muito conteúdo relacionado a esses temas na internet", afirma.

O Colégio Manoel Ribas, local que abrigou as aulas, integra o projeto Vila Torres Digital, onde o sinal de internet é distribuído gratuitamente. "O VTD vem contribuindo para a inclusão social dos moradores. Parcerias como essa com a Celepar são sempre importantes para levarmos conhecimento à população da região. Em breve, teremos um curso de francês", adianta José Marinho, diretor da Rede Cidade Digital (RCD), integrante do projeto Vila Torres Digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"