facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Qual é a sua?

Esse é o resultado do meu teste.
Faça o seu e veja qual é a sua.

Diagrama de Nolan
Clique neste link para fazer o teste
Por Rodrigo Stutz
Vivemos em período eleitoral e decidiremos nesse domingo o rumo do pais para os próximos quatro anos, mas, qual é a sua ideologia?

Infelizmente a cultura latino americana vota em pessoas e não em ideais. A população espera sempre pela pessoa que vem em um cavalo branco par salvar a nação. Porém, o eleitor muitas vezes, pouco ou nada sabe, qual é a sua ideologia e acaba votando em “pessoas” que pensam totalmente diferente dele.

Uma forma de saber qual o seu pensamento ideológico é fazer um teste rápido no Diagrama de David Nolan. Um cientista político da década de 60 que divide o posicionamento ideológico em nível que vai da liberdade absoluta (sem intervenção do Estado) até a restrição total (com a intervenção do Estado).

• Direita: favorável a alto nível de liberdade econômica, mas não de liberdades individuais. (ex.: defesa de leis anti-drogas e diminuição de impostos)
• Esquerda: favorável a restrições na economia, mas defensor de liberdades pessoais.
(ex.: defesa do casamento gay e da obrigatoriedade do salário mínimo)
• Libertarianismo: favorável a liberdade tanto na economia quanto na vida pessoal.
(ex.: defesa de voto facultativo e livre comércio)
• Estatismo: favorável a intervenção governamental tanto na economia quanto na vida pessoal. (ex.: defesa de alistamento militar obrigatório e do estado empresário)

Para entender em quem eu deveria votar nessa eleição tentei identificar em qual ideologia se aproxima mais os partidos PT e PSDB (Polarizados nessa eleição).

Cheguei à conclusão que o PT está próximo da ideologia de Esquerda/Estatismo e o PSDB da Direita/Libertarianismo. Acho que não preciso dizer em quem vou votar.

Veja também a “Rosa dos Ventos Ideológica” do autor Herbert Henry Srour e tente identificar qual é a posição em que você acredita estas seus princípios. ... Agora imagine para onde, no quadro atual, os partidos que representam os candidatos estão mais próximos. Pronto defina seu voto a partir desse raciocínio e você poderá se aproximar mais do voto consciente.

Se informe, decida e faça o melhor pelo seu pais nesse domingo!
E daí, descobriu qual é a sua?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"