A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) e o Banco Central (Bacen) divulgaram, nesta segunda-feira (13), a nona edição do Boletim Consumo e Finanças.
O documento explica o que são os pacotes de serviços oferecidos pelas instituições bancárias e os cuidados que devem ser tomados pelos consumidores ao contratá-los.
O boletim destaca que a adesão a um pacote não é obrigatória, e que o consumidor tem a opção de utilizar serviços individualizados.
Para saber qual a melhor alternativa, é preciso comparar o que se pagaria em tarifas avulsas com o valor do pacote. O boletim ressalta que há serviços que não podem ser cobrados, como cartão de débito, quatro saques e dois extratos mensais. Esclarece também que o valor cobrado mensalmente pelo pacote de serviços não pode ultrapassar a soma das tarifas individuais que o compõem.
Além disso, as informações sobre os pacotes de serviços devem ser divulgadas em local e formato visíveis ao público, nas agências bancárias, postos de atendimento, rede de correspondentes e sites das instituições na internet.
O Boletim Consumo e Finanças é resultado do acordo de cooperação firmado entre a Senacon e o Bacen.
PROCON - PR.
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