O Hospital São Rafael de Rolândia realizou na quinta-feira (20/11) a retirada de órgãos de uma mulher de 67 anos. Ela morava em Porecatu e morreu vítima de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) grave. Seus filhos autorizaram a doação do globo ocular e das córneas
A cirurgia de retirada dos órgãos foi feita no Centro Cirúrgico do São Rafael, em trabalho efetuado pela equipe especializada de médicos e enfermagem do hospital, que é referência na região a realizar tais procedimentos e salvar as vidas das pessoas que esperam nas filas de transplantes.
Os órgãos foram enviados ao Hospital Universitário (HU) de Londrina para verificar se são viáveis para a doação. Se o resultado for positivo, eles vão ser transplantados em um receptor compatível que aguarda na fila de espera.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a DPOC será a terceira principal causa de morte em 2020. Ela refere-se a um grupo de doenças pulmonares que bloqueiam o fluxo de ar, tornando a respiração difícil. Só no Brasil, cerca de cinco milhões de pessoas sofrem com o problema.
É uma doença lenta, que frequentemente se inicia com discreta falta de ar associada a esforços como subir escadas, andar depressa ou praticar atividades esportivas. No entanto, com o passar do tempo, a falta de ar (dispneia) se torna mais intensa e surge depois de esforços cada vez menores. Nas fases mais avançadas, a falta de ar está presente mesmo com o doente em repouso e agrava-se muito diante das atividades mais corriqueiras.
Existem duas formas principais de DPOC. A maioria das pessoas com DPOC tem uma combinação dessas condições: Bronquite crônica, que envolve tosse prolongada com muco; e Enfisema, que envolve a destruição dos pulmões ao longo do tempo.
Fonte: Assessoria de Imprensa do HSR
Jornalista Devaldo Gilini Junior – MTB 2.280/PR
facebook.com/manchetedopo
"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin
"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.
“Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. ” Wikileaks.
"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe!