facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

terça-feira, 25 de setembro de 2012

A MAIOR POLUIDORA DO PARANÁ TEM PROJETOS APROVADOS PELO IAP !!!!

Diga não ao chumbo!!!! Depois da eleição virão com desculpa de que "será aceita indústria aprovada pelo IAP"!!!! Grande coisa, o IAP não pode definir o futuro de Rolândia .... Nós não queremos industria de baterias !!!!

Grandes órgãos estatais podem ser usados como grandes órgãos políticos passíveis de corrupção e favorecimento de empresas e políticos .... veja o escândalo da SANEPAR .... empresa que se diz ambientalmente correta .... e tem suas obras aprovadas pelo IAP ? ... está sendo investigada como a MAIOR POLUIDORA DO PARANÁ !!!!

Mil e duzentos. Este era o número de concursados em 1992, no Instituto Ambiental do Paraná (IAP). 20 anos depois, nem a metade (567 concursados) trabalha no serviço de fiscalização de empresas privadas e públicas, como a Sanepar. Eles foram substituídos por 256 terceirizados, 245 estagiários e 58 comissionados. “A proporção de terceirizados e servidores públicos é quase a mesma”, informa a assessora de imprensa Cláudia Maria de Morais. Para piorar, em 2014, a quantidade de servidores pode cair para 268 com as aposentadorias. Mesmo assim, os servidores se esforçam para fiscalizar o meio ambiente, mesmo com obstáculos criados pelos governantes. O IAP, por exemplo, não disponibiliza publicamente o “número de autos de infração lavrados nos anos de 2010, 2011 e 2012”.
Investigação na Sanepar resulta da terceirização na fiscalização

Governantes têm terceirizado fiscalização ambienta. Charge: Bruno Schier
IAP reduziu drasticamente quadro de servidores públicos e aumentou convênio com terceirizadas. Curitiba tem apenas sete fiscais para inspecionar recursos hídricos e saneamento. 






MATÉRIA GLOBO

Polícia Federal e Ibama realizam operação em 17 estações da Sanepar

'Operação Iguaçu' busca coletar materiais que comprovem ação poluidora.Segundo a PF, Sanepar é a maior responsável pela poluição do Rio Iguaçu.

MATÉRIA RECORD

GLOBO
Polícia Federal em Curitiba e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) iniciam na manhã desta quinta-feira (20) a fase ostensiva da ‘Operação Iguaçu – Água Grande’, que tem o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Trinta mandados de busca e apreensão serão cumpridos na sede central e regionais da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) em 17 cidades do estado.
De acordo com a PF, o obejtivo da ação é buscar novos materiais e documentos que comprovem a responsabilidade da empresa na poluição do Rio Iguaçu. Os mandados, que foram expedidos pela Vara Ambiental Federal, em Curitiba, serão cumpridos em LondrinaMaringáPonta GrossaCascavelApucarana, Arapongas, Campo MourãoCornélio ProcópioFoz do IguaçuGuarapuava,MatinhosSanto Antônio da Platina,Telêmaco BorbaToledo, Umuarama,União da Vitóriae na capital.
Quarenta e três equipes fazem as buscas desde o início desta manhã e também fiscalizam, vistoriam e coletam material para análise laboratorial nas 17 estações de tratamento de esgotos.

As investigações que resultaram na ‘Operação Iguaçu – Água Grande’ começaram em 2009. Durante este período foram feitas análises laboratoriais em materiais recolhidos nos mais de 15 mil quilômetros de extensão do rio. O laboratório da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizou exames em mais de 430 coletas.

Segundo a PF, a Sanepar foi identificada como "maior poluidora" do Rio Iguaçu e apesar de ter certificação de empresa não poluidora lança materiais poluentes na água.
A assessoria de comunicação da Sanepar foi procurada pelo G1 e informou que vai prestar esclarecimentos sobre o caso somente após o fim das atividades da PF nas estações.

Para ler mais notícias do G1 Paraná, clique em g1.globo.com/parana. Siga também o G1 Paraná no Twitter e por RS
S


RECORD
Depois de uma investigação de quatro anos, a Polícia Federal cumpriu, nesta quinta-feira (20), mandatos de busca nas sedes da Sanepar em 19 cidades paranaenses. De acordo com os investigadores, a empresa não estaria tratando o esgoto coletado, ou tratando de maneira inadequada. Desde 2008, o Rio Iguaçu, que recebe esgoto da Sanepar, é considerado o segundo mais poluído do Brasil. Foram indiciados por estelionato 30 gestores.

Um comentário:

  1. Aí mais um exemplo de que não podemos confiar em órgãos públicos nem em empresas multinacionais que prometem não poluir!! Vamos participar da campanha: Xô chumbolândia!! Ainda dá tempo de reagir, quando a empresa estiver instalada e começar a poluir vai ser tarde...
    Maria Luiza diz o seguinte de acordo com a que se informou com o Secretário de Planejamento João Ricardo: “O tal empresário é da Argentina, disse que vai fazer um condomínio de industrias variadas no local, entre elas ,uma industria de plástico ,sendo um dos produtos caixas para montagem de BATERIAS.”
    Aí vemos que pouco a pouco a verdade vem á tona, e aqueles que eram chamados de histéricos talvez tinham razão.
    Adrian Saegesser

    ResponderExcluir

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"