Quem quer governar uma
cidade, Estado ou Nação deve fazer média com a mídia usando o dinheiro
público!
R$16 bilhões em pouco mais de 10 anos é o que se gastou com
propaganda pública no governo federal. Estes recursos deveriam na verdade ser
usados para campanhas educativas e prestação de contas, mas infelizmente é
usado para calar a boca da imprensa e enriquecer os donos da mídia que
geralmente são políticos.
Em uma matéria publicada na UOL mostra que o gasto estadual
com propaganda por habitante no Brasil mais alto é o do Distrito Federal,
seguido de Tocantins, Goiás e Rio Grande do Sul.
É possível fazer um cálculo precato de quanto cada cidadão
pagou para promover os governadores de seus estados. Por exemplo, cidadão do DF
pagou R$ 80,56 pela propaganda da gestão José Roberto Arruda (então no DEM); os
tocantinenses desembolsaram, cada um, R$ 24,51 para promover o governo de
Marcelo Miranda (PMDB). Os goianos arcaram cada um, com R$ 19,34 para as
campanhas de Alcides Rodrigues (PP), e os gaúchos, com R$ 18,98 para custear
atos de divulgação da governadora Yeda Crusius (PSDB).
Seguindo este raciocínio na cidade de Rolândia PR, o cidadão
pagou referente à gestão de 2009 á 2012, R$33,33 para ajudar promover o
prefeito nas mídias locais e regionais. O que certamente ajudou a reeleger o prefeito
Johnny Lehmann em 2012. Neste período foram gastos 2 milhões de reais em
propaganda oficial do município de Rolândia em apenas 4 anos. Vale lembrar que
o prefeito está cassado por contratar mídia sem licitação e pagar mais de 100
mil reais para um jornal local falar bem dele em ano eleitoral.
Só para completar a informação em 2013 já foram empenhados R$ 200 mil na prefeitura de Rolândia para serem gastos com as mídias locais e regionais.
Só para completar a informação em 2013 já foram empenhados R$ 200 mil na prefeitura de Rolândia para serem gastos com as mídias locais e regionais.
No Paraná:
Conforme mostrado em matéria publicada no jornal Gazeta do
Povo as despesas com publicidade institucional no Paraná aumentaram 668,57% de
2011 para 2012, chegando a R$ 106,4 milhões.
Em São Paulo:
Segundo a Folha de S. Paulo o governo de São Paulo
dobra gastos em propaganda no início de 2014.
O valor médio mensal
de orçamento para propaganda do Governo de São Paulo passará de R$ 16,1 milhões
em 2013 para R$ 31,5 milhões no primeiro semestre de 2014. Este aumento
acontece devido às restrições da legislação eleitoral, que impedem a realização
de publicidade nos primeiros meses do segundo semestre dos anos de eleições.
Somados, os gastos com publicidade do governo paulista
nesses dez anos somaram, portanto, R$ 2,44 bilhões.
Rio de Janeiro
Foi publicado no site Terra que desde 2007, o governo de
Cabral, do Rio de Janeiro eleito com discurso crítico ao excesso de propaganda
oficial, destinou quase R$ 1 bilhão para agências de publicidade.
Estamos novamente em
ano de eleição.
Vc está duvidando então entra nos links que eu coloquei aki
em baixo e confira as matérias em que aparecem os gastos dos governos federal e
estaduais, ou da uma “gugada” e procura saber mais. Afinal este ano tem eleições
novamente, fique esperto!
Links
http://www1.folha.uol.com.br/poder/739740-estados-desembolsam-r-169-bi-em-propaganda-e-publicidade.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe!