facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

sexta-feira, 14 de março de 2014

Agricultura de Baixo Carbono em Rolândia

Pai do Plantio Direto no Brasil, Herbert Bartz,
presidente do Sindicato Rural, Irineu Sella,
e o gerente do Banco do Brasil de Rolândia, Carlos Henrique Calixto
O Banco do Brasil de Rolândia realizou nesta terça (11), no sindicato Rural reunião para apresentar o programa de financiamento ABC aos agricultores da região

Karlan Jorge Lacerda, assessor de agronegócios do BB (Bando do Brasil), Unidade Londrina explica que esta reunião vem para divulgar o Projeto ABC (Agricultura de Baixo Carbono) do Governo Federal. Se trata de uma linha de crédito que tem como objetivo diminuir as emissões de gás carbônico na terra. Do ponto de vista financeiro esta é uma linha com uma taxa de juros baixa (5% ao ano) e um prazo longo de até 12 anos para fazer o pagamento.

Na questão técnica o projeto ajuda o agricultor a melhorar a propriedade investindo no solo, na reforma de pastagens e lavouras, planos de reflorestamento, diminuição dos resíduos da suinocultura, e outras ações que ajudam a minimizando da emissão de gases do efeito estufa.

O projeto tem como parceiros órgãos como o Ministério da Agricultura, os Sindicatos, empresas de assistência técnica conveniadas com o banco e órgãos de pesquisa como a EMATER, EMBRAPA, IAPAR, que vão ajudar os agricultores a identificar as necessidades e viabilidade para a aquisição de financiamento.


O presidente do Sindicato Rural, Irineu Sella garante que todos estão preocupados com a biodiversidade, com a biotecnologia e a conservação do meio ambiente. Para ele este programa do BB vem de encontro aos interesses dos produtores que é fomentar uma agricultura moderna, produtiva e sustentável com a busca de maior eficiência administrativa sempre preocupada com a seguridade ambiental.

Sella destaca que esse programa é o mais completo que ele já viu em toda sua história como produtor agrícola. Pois abrange todos os níveis de financiamento em uma linha de crédito perfeita, porém alerta que é preciso fazer um bom planejamento técnico com um agrônomo.

Karlan Jorge Lacerda, assessor de agronegócios do BB 
O projeto existe há três anos quando o Governo Federal fez um acordo internacional no qual se comprometeu em baixar as emissões dos gases do efeito estufa. Essa linha do ABC vem para financiar o produtor rural no sentido de ajudar o Brasil a cumprir esse compromisso.  O BB já liberou mais de 2 bilhões apenas nesta última safra (2012 / 2013). “E para a safra 13/14 o objetivo é chegar em 4 bilhões”, afirma Lacerda.

O gerente do Banco do Brasil de Rolândia, Carlos Henrique Calixto relata que para os agricultores do município já foral liberados três milhões de reais aplicados nesse modelo de programa. Ele ressalva que o BB de Rolândia tem clientes que possuem terras também em outros estados. Calixto agradece aos parceiros do projeto e destaca a importância de se trazer mais sustentabilidade na produção agrícola.

Lilian Oliveira Schauff faz parte da empresa Rural Service, especializada em tecnologia e agronegócio. Ela afirma que é muito importante o agricultor se estruturar através de ferramentas como o programa ABC de forma barata e sem se descapitalizar devido ao longo período que tem para pagar o financiamento. Ela recomenda aos produtores a aquisição de um programa com juros fixos sem correção o que permite a programação para um bom investimento.


Considerado pai do Plantio Direto no Brasil, Herbert Bartz também esteve no evento e contou um pouco de sua história e explanou sobre a importância da técnica no agronegócio. Ele relata que esta tecnologia é importante não só financeiramente, pois tem como efeitos a necessidade de menor mão de obra, economia de tempo, menor desgaste dos maquinários, economia de combustível, aumento da produtividade a longo prazo, melhor qualidade da água superficial, aumento da vida silvestre e sequestro de carbono no solo. 

Por fim Bartz alerta que o Plantio Direto é baseado no tripé da sustentabilidade; Economicamente Vantajoso, Ambientalmente Correto e Socialmente Justo.

Por Rodrigo Stutz


BB ABC - Agricultura de Baixo Carbono
 Saiba mais

O Programa ABC – Agricultura de Baixo Carbono do Banco do Brasil tem como objetivo incentivar a adoção de técnicas agrícolas sustentáveis que contribuam para a redução das emissões de gases de efeito estufa e ajudem na preservação dos recursos naturais.

São seis as iniciativas apoiadas pelo Programa ABC que visam contribuir para a preservação do meio ambiente e para a sustentabilidade da produção agropecuária:

• Plantio direto na palha
• Recuperação de pastos degradados
• Integração lavoura-pecuária-floresta
• Plantio de florestas comerciais
• Fixação biológica de nitrogênio
• Tratamento de resíduos animais

Beneficiários

Produtores rurais, pessoas físicas ou jurídicas, e suas cooperativas.

Valor Financiável

Até R$ 1 milhão por beneficiário, por ano-safra.

Limite de Financiamento

Até 100% do valor do investimento.

Encargos

5% ao ano.

Prazos

Projetos
Prazos
Implantação de viveiros de mudas florestais
Até 5 anos com até 2 anos de carência 
Implantação de sistema de integração lavoura-pecuária-floresta
Até 8 anos* com até 3 anos de carência
Agricultura orgânica e recuperação de pastagens
Até 8 anos com até 3 anos de carência        
Implantação e manutenção de florestas de dendezeiro
Até 12 anos com até 6 anos de carência
Implantação e manutenção de florestas comerciais
Até 12 anos com até 8 anos de carência
Manutenção de área de preservação permanente ou de reserva legal
Até 15 anos com até 1 ano de carência
* O prazo pode ser estendido a até 12 anos quando a componente florestal estiver presente.

Fonte: bb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"