facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

sexta-feira, 7 de março de 2014

Carta de uma leitora

Olá pessoal

Como noticiado no jornal Manchete do Povo aconteceu a tragédia da morte dos peixes na nossa cidade onde a prefeitura através da secretaria de meio ambiente não atendeu adequadamente a situação vindo a tomar providência só depois que nós “O POVO” resolvemos o caso grave com ajuda de amigos.

As verduras do local abastassem as escolas municipais de nossa cidade e caso a contaminação ainda tivesse na água os filhos de vocês que estudam nas escolas municipais e comem as verduras e legumes regados com aquela água estariam todos correndo risco de terem problemas de saúde.

A denúncia foi recebida por mim através de um telefonema e logo então procurei pessoas que pudessem me ajudar, já que o assunto era grave demais para ser desconsiderado, como fez o funcionário da secretaria quando jogou os peixes pelo caminho da estrada, ou quando disse que não tinha carro para ir até o local, ou quando saiu da fazenda sem coletar a água mesmo dizendo pro seu José que levaria o material para examinar.

O IAP também desconsiderou o caso e como todo órgão público depois inventam muitas desculpas.

Teria sido um fato lamentável para a prefeitura de Rolândia se nós o povo, os tais “ECOCHATOS” não tivéssemos usados de nossos amigos para resolver o problema.

Quinta solicitei o uso da tribuna livre na câmara de vereadores para comentar este assunto e outros que me deixam envergonhada, pois temos na cidade que tantos amamos uma secretaria de meio ambiente como a nossa.

Gostaria de comentar também que a promotoria de nossa cidade solicitou requerimento sobre o plano de arborização que a secretaria tanto faz propaganda. Sobre o plano de arborização só tenho a lamentar, pois no dia da apresentação do mesmo ao CONDEMA, eu perguntei o preço, orçamento, planilha de custos e o secretário de meio ambiente ficou bravo respondendo que é de emenda parlamentar.

Gente nós vivemos num mundo capitalista e em tudo que vamos realizar, até na reforma de um banheiro temos que fazer um orçamento, contabilizar os gastos, saber se é o mais viável, se vamos conseguir pagar. Ou é mentira o que escrevi?

Eu também tinha uma documentação dos gastos da secretaria de meio ambiente para entregar na câmara de vereadores:

- Foram gastos no ano de 2013, R$79.004 em poda de árvores e outros serviços como uma empresa chamada Kolarovic & Kolarovic – LTA. Empresa com o mesmo sobrenome do secretário de meio ambiente. Seria isso nepotismo ou estou enganada?

Mais pra mim o mais grave de não saber quanto está sendo gasto com a empresa de arborização, é o desprezo da secretaria de meio ambiente com o desastre ambiental dos peixes, os cargos comissionados que não são capacitados na área e a secretaria em si.

Lamento muito não ter podido usar a tribuna livre no mesmo dia em que a promotoria entregou ofício pedindo explicações sobre a empresa de arborização. Lamento não ter podido entregar a documentação dos valores gastos com a secretaria para os vereadores eleitos pelo povo.

Lamento que a população da nossa cidade peça socorro pra nós os “ECOCHATOS” quando acontece tragédias ambientais em nossa cidade e são muitos os casos.

A administração vive falando que vivemos de “denuncismo”, mais a gente vive mesmo é de ajudar quem nos procura.

Pois foram os amigos Adrian (pousada Marabú) e Rodrigo (Manchete do Povo) que foram atrás do professor da UEL para que de maneira informal resolvesse o problema dos peixes que poderia ter afetado toda a rede municipal de ensino da nossa cidade. Coloco aqui também que quando a gente procura o Jornal Manchete do Povo com a intenção de discutir o assunto para achar uma solução, talvez nem lembramos de que é um jornal, já que eles gostam do meio ambiente e estão sempre dispostos até mesmo a subir em árvores para defendê-las.

Da minha parte a única opção que me resta é cobrar o MP já que não podemos cobrar da câmara de vereadores.

Provavelmente a Câmara terá explicações para que eu não possa ter usado a tribuna, assim como o IAP disse que foi um estagiário que atendeu o telefone e não entendeu a gravidade do assunto. Já a secretaria de meio ambiente isse que não tinha carro e depois disse que jogou os peixes fora porque estavam em decomposição e não dava mais pra investigar.

O professor da UEL levou os peixes e conseguiu investigar.

Crsitina Pieretti de Souza;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"