facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Será engodo ou engano?

O pedido de CP das Horas extras está cercado de dúvidas e pode ser alvo de disputa jurídica

A procuradoria jurídica da câmara se baseia no Decreto-LEI 201/67 para reger o rito de uma comissão processante.  Em seu artigo Art. 5º Ins. II o decreto diz que a CP deve ser formada quando a maioria simples dos vereadores presentes votarem a favor da abertura.

Porém, neste ponto, e apenas neste a procuradoria entende que o correto a seguir é a Constituição Federal que, segundo ela em seu artigo 55, § 2º diz que a formação só pode acontecer mediante a votação de dois terço dos vereadores, ou seja, a maioria absoluta.

Expondo isso eu fui questionado por um advogado que me mostrou a Constituição Federal (CF) em seu artigo 55, § 2º, base utilizada pela procuradoria, e segundo ele a CF regra somente sobre o processo de votação quanto à cassação, ou não, ao final da comissão e não sobre a abertura da CP. Ele garante que para abertura o correto seria seguir o Decreto ou a Lei Orgânica do Município.

A procuradora já aponta para a reprovação do pedido de retificação da ATA feito por dois vereadores que solicitam a instauração da CP visto que a maioria simples dos Edis votaram pela abertura (5 x 4).

Caso isso realmente aconteça estes vereadores já afirmaram entrar com um mandato de segurança pedindo a instauração além de apontarem a possibilidade de processar a procuradora e a presidente da casa por falta de decoro na hora de orientar o plenário com o intuito de confundi-los para que estes decidam de acordo com a sua conveniência.

O questionamento: Por que a procuradoria segue o decreto para todas as questões, porém quando lhe convém muda a regra do jogo? Vale destacar a explicação da procuradoria que justifica usar a LEI maior quando assim necessário, no caso, a Constituição Federal.


Assim é bem provável que será o Juiz a autoridade responsável em decidir se aceita como regra para a abertura, ou não, desta CP a Lei Orgânica do Município, o Decreto-Lei 201/67 ou a Constituição Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"