facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Agricultores protestam contra Indústria de Baterias


Dezenas de agricultores protestaram na tarde desta quinta (22) às margens da PR 170, caminho para São Martinho

Participaram do manifesto produtores rurais, ambientalistas, professores, empresários e populares de Rolândia que são contra a vinda da Reifor (GNB) para a cidade. Indústria de baterias que já tem terreno comprado no KM 7 da PR 170 e conseguiu no dia 26 de março licença prévia emitida pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná).

Lilian Cristina Barreto Liberati é professora em Rolândia entende que a cidade tem o perfil voltado para a agricultura, meio ambiente e turismo rural. “Inclusive a cidade tem constantemente saído na mídia regional e nacional sempre voltada para esse sentido. É lamentável se esse projeto de industrialização for aprovado”, lamenta.

Padre Renato Colbert Bertin, da paróquia Nossa Senhora Aparecida, Vila Oliveira esteve no manifesto e destaca que se preocupa com o fato de uma empresa que está saindo de Londrina vir se instalar em uma Zona Rural, turística e gastronômica de Rolândia.

Irineu Sella, presidente do Sindicato Rural Patronal de Rolândia reafirmou a posição contrária do sindicato em relação à vinda da Reifor para Rolândia. “Essa empresa poluidora abrirá as portar do município para que outras venham”, aponta. Ele destaca que ao longo da PR 170 são desenvolvidos campos técnicos e demonstrativos de genética de plantas, produção de ovos galados, leiterias e suinoculturas.

A região possui o título de capital dos embutidos reconhecido pela assembleia legislativa do Paraná, além de fazer parte do turismo rural e ser uma praça de alimentação. “E todos estes segmentos podem ser contaminados e poluídos pela industrialização não sustentável”, alerta.

Ruth Bárbara Steidle convida para que toda a população participe de um abaixo assinado que demonstra a negativa popular em relação à industrialização da PR 170 como forma de viabilizar a vinda da Reifor. Ele mostra que mais de 800 assinaturas já foram colhidas e muitas pessoas ainda estão assinando. “Assinaram senhoras, senhores, jovens e não só gente do campo, mas também pessoas da cidade”, relata.

A artista plástica Regina Kempf afirma defender a industrialização saudável que não cause prejuízo à saúde. Ela se diz contra à fábrica de baterias na PR 170 e em qualquer outro local.

O manifeste teve cobertura jornalística também das TVs regionais RPC (Globo) e Tarobá (Band).

MAIS FOTOS










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"