facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

CREDITO RURAL – PRONAF – PLANO SAFRA 2014/2015

REUNIÃO DIA 20 DE AGOSTO – QUARTA FEIRA



O governo federal destinou R$ 24,1 bilhões para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF, Plano Safra 2014/2015. Isso representa um aumento de 14,7% em relação à 2013/2014.

Como objetivo de divulgar a utilização destes recursos a todos os produtores do município de Rolândia, o EMATER e os parceiros realizarão uma reunião no dia 20 de Agosto (quarta feira), as 15:00 horas no Sindicato Rural de Rolândia.

O PRONAF, está presente em 98% dos municípios brasileiros, e tem sido importante instrumento de desenvolvimento da agricultura familiar. Existem diferentes modalidades de crédito apoiadas pelo PRONAF, como por exemplo, o financiamento de investimento e custeio das principais atividades agropecuárias desenvolvidas pelos agricultores familiares, assim como aquisição de máquinas, equipamentos e veículos, construção de infra-estrutura de produção e outros. Existem linhas especiais como o PRONAF floresta (para implantação de sistemas agroflorestais), PRONAF agroindústria (para implantação de infraestrutura de processamento, transformação e comercialização da produção dos agricultores familiares), PRONAF agroecologia (para implantação de sistemas agroecológicos) entre outros.

O Programa visa o desenvolvimento da família rural como um todo, por isso também disponibiliza recursos para as mulheres (PRONAF Mulher) e para os jovens (PRONAF Jovem), assim como se preocupa com as condições de moradia dessas famílias através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

Os encargos financeiros continuam entre 1 a 2 % ao ano para os financiamentos de investimento e de 1,5 a 3,5% para os créditos de custeio.

Neste plano tem mudanças nas linhas Pronaf Agroecologia e Pronaf Jovem. O primeiro, voltado para sistemas de produção que investirem na produção agroecológica, terá crédito de investimento com taxas de 1% ao ano. Já o Pronaf Jovem teve seu limite de acesso ampliado de uma operação de R$ 15 mil.

Outra novidade para o agricultor familiar é em relação ao Seguro Agrícola, que passará a valer em 2015.

O novo Plano Safra para Agricultura Familiar também incluiu novas culturas no sistema de produçao, por meio do Programa de Garantia Preços para Agricultura Familiar (PGPAF). São elas: batata-doce, cará, erva-mate, inhame, mandioca, mel, tomate e carnes de caprinos e de ovinos.

O programa assegura desconto no pagamento do financiamento às famílias agricultoras que acessam o PRONAF Custeio ou o PRONAF Investimento, em caso de baixa de preços no mercado, protegendo os preços dos produtos e garantindo renda aos agricultores.

Em Rolândia temos em torno de 700 Agricultores Familiares sendo que a maioria ainda não está acessando esta linha de crédito. Esta reunião do dia 20 de Agosto tem como objetivo divulgar mais esta modalidade de crédito para investimento e custeio, dando mais incremento a produção das propriedades rurais familiares, visando o Desenvolvimento Rural Sustentável de nosso munícipio.

Neste dia vamos também discutir a importância da reestruturação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e o controle de Formiga Cortadeira, que hoje é umas das principais pragas em nosso Estado.

PRODUTORES RURAIS, participem desta reunião, QUE SERÁ DIA 20 DE AGOSTO, as 15:00 horas no Sindicato Rural de Rolândia, assim terão informações de como acessar o recurso do PRONAF - plano safra 2014/2015.

EMATER – ROLÂNDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"