facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Hospital São Rafael participa do Novembro Azul

Instituição rolandense conta com equipe especializada para fornecer informações e os equipamentos necessários para realizar consultas e exames

Depois de o mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez dos homens, com o Novembro Azul.
O câncer de próstata atinge grande parte da população masculina e, mesmo assim, ainda é um tema que enfrenta muitas barreiras. Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista e, neste ano, a projeção é de que 12 mil vão morrer da doença em função da descoberta em estágio avançado.
Sabendo da necessidade de informar cada vez mais a população, o Hospital São Rafael de Rolândia participa do Novembro Azul, que tem como público-alvo homens a partir de 40 anos de idade. Para marcar a data, foi feito um cartaz chamando a atenção para a importância da prevenção, a porta do hospital está decorada com um grande laço azul e toda a equipe de colaboradores está utilizando o boton da campanha na lapela do jaleco ou da camisa. Além disso, o hospital conta com equipe especializada para fornecer informações e os equipamentos necessários para realizar consultas e exames.



O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.
Para quebrar o preconceito existente, o objetivo é conscientizar sobre a importância da realização dos exames periódicos relacionados ao câncer de próstata, que é o segundo mais recorrente em brasileiros, perdendo apenas para o câncer de pele. A estimativa é de que, em 2014, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, ou seja, a descoberta de um caso a cada 7,6 minutos.
“Depois do aparecimento dos sintomas, mais de 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em fase avançada. Por isso, é importante o exame regular através do toque retal e do PSA periodicamente”, afirma Carlos Corradi Fonseca, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame digital retal, com periodicidade anual. Esta prática está relacionada à diminuição de cerca de 20% na mortalidade pela doença em estudos de grande porte e longo seguimento.
Além da prevenção do câncer de próstata, o Hospital São Rafael está preparado para atender outras doenças que estão entre as principais causas de mortes do sexo masculino: doenças isquêmicas do coração, como o infarto do miocárdio, moléstias cardiovasculares, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), pneumonia, cirrose e diabetes.
O diagnóstico precoce das doenças que atingem os homens evita complicações e aumenta chances de cura. Por isso, se tiver dúvidas procure informações no Hospital São Rafael, que presta atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), particular e plano de saúde.

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA

O QUE É A PRÓSTATA?
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

O QUE É O CÂNCER DE PRÓSTATA?
No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele. Acontece quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA?
Na fase inicial, ele não apresenta sintomas, e quando os sinais começam quase 95% dos tumores já se apresentam avançados, sendo muito difícil a cura.

NA FASE AVANÇADA, PODE PROVOCAR:
  • Dor óssea
  • Sintomas urinários
  • Queda do estado geral
  • Insuficiência renal
  • Dores Fortes

COMO OCORREM A PREVENÇÃO E O DIAGNÓSTICO?
Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 50 anos, ou dos 45, se houver histórico familiar, devem ir anualmente ao urologista para realizar o toque retal e fazerem o exame de PSA no sangue. 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

FATORES DE RISCO
  • Idade (cerca de 60% dos casos são de homens a partir dos 65 anos)
  • Histórico familiar
  • Raça (maior incidência entre os negros)
  • Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em
    frutas, verduras, legumes e grãos
  • Sedentarismo
  • Obesidade
ATENÇÃO! A ausência de sintomas não garante que não há problemas. Por isso, faça exames preventivos.

Assessoria do Hospital São Rafael

Jornalista Devaldo Gilini Junior – MTB 2.280-PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"