facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Feira de turismo movimenta o setor em Rolândia

O COMTUR realizou a primeira feira de turismo de Rolândia e deu um alerta ao setor que se movimenta em busca de estabelecer uma relação de sustentabilidade social, ambiental e econômica com o município

 O presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Daniel Steidle explica que o objetivo de realizar uma feira de turismo é mostrar para a população, aos empresários e também às autoridades, o potencial econômico e social que a cidade tem no segmento turístico. "O turismo é um cenário muito favorável para termos pessoas autônomas que vivem não só das empresas, mas fazem o que gostam desenvolvendo o seu talento e gerando receita para família e para o município através dos impostos e também da atração de pessoas de fora que vem gastar seu dinheiro em Rolândia", destaca.

Para Daniel o turismo deve estar na agenda dos políticos e administradores públicos, pois é uma forma de desenvolver a cidade de maneira positiva. "Rolândia é uma cidade acolhedora, e o turismo pode desencadear a volta da cultura, saúde e esporte para o município", garante.

Turismo na tribuna

Turismóloga alerta aos vereadores quanto às vantagens de acreditar no turismo em Rolândia e a viabilidade de um segmento que pode dar uma identidade positiva para a cidade

A Turismóloga da Secretaria de Cultura e Turismo de Rolândia, Flávia Galbero Costa, apresentou na Tribuna Livre da câmara de vereadores, em sessão realizada nesta segunda (22) um parâmetro técnico do turismo no município.

Segundo ela existem várias atividades ligadas diretamente ao turismo que geram receitas como Agente de Viagens; Animador de Festas; Artesão; Guia de turismo; Organizador de excursões em veículo próprio, municipal; Promotor de Eventos; Promotor de turismo local; Taxista; dentre outros.
Flávia explica que o caminho para fazer funcionar o turismo em Rolândia é a integração e organização. Pois existe diversas frentes culturais e sociais, privadas e públicas que tem um enorme potencial turístico na cidade, e estas frentes integradas e organizadas podem fomentar o turismo no município de forma sustentável e economicamente viável.

Como exemplo ela cita miscigenação étnica e suas festas tradicionais como Oktoberfest, Erntedankfest, Festa Del Vino e Della Polenta, as manifestações culturais como o Taiko da comunidade japonesa entre tantas outras festas e eventos que podem estar no calendário do município.

A turismóloga também destaca o potencial dos  museus como o da imigração (Museu Japonês) o museu municipal, o museu do agricultor no SPA Recanto da Figueira e outros acervos ainda não conhecidos pela população como o de espécies marinhas arquivados em Rolândia, um dos maiores do pais.

Outro ponto a ser mostrado é a arquitetura gótica com a da Igrejas Matriz São José, a igreja Luterana, o templo Budista, a Capela e o cemitério do São Rafael.

O turismo rural é sem dúvida uma das maiores atrações de Rolândia com as fazendas antigas e eventos como a caminhada ecológica, pedaladas na estrada da fartura, o torneio de pesca no São Fernando, as cavalgadas no rancho Kentak, as pousadas como a Das Alamandas e a chácara  Marabú que faz parte da Rota do Café. Também a chácara Rolândia e a Fazenda Bimini com o turismo pedagógico. Estas são algumas das muitas atividades, locais e formas de fomentar um segmento extremamente  importante para Rolândia.

A profissional conclui que para que o turismo aconteça, de modo sustentável, é preciso a união de conhecimentos, talentos e esforços. "Deve haver a vontade política, projetos que viabilizem as ações propostas, a capacitação dos fornecedores de produtos e serviços turísticos, o envolvimento da comunidade, e a formatação de produtos, por meio de roteiros turísticos.

Paralelamente a isso, deve ser feito um plano de marketing e vendas, para que a divulgação seja feita de maneira adequada, de modo que atinja diretamente o público-alvo, e que os produtos sejam facilmente adquiridos pelos turistas. É importante também, investimentos em  sinalização turística e acessibilidade", finaliza.


Em sua apresentação Flávia relata que de acordo com o CAGED (Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, foram criados em 2014, 69.000 empregos formais, por atividades ligadas ao setor turístico, com destaque para a alimentação e o transporte. Além desses, são evidenciadas também as agências de viagem, aluguel de veículos, cultura e lazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"