https://soundcloud.com/manchete-do-povo/terceirizados-da-saude-continuam-parados
A presidente do sindicato, Marli de Castro, explica que foi sinalizado um indicativo de greve e se não houver o pagamento dos atrasados até sexta feira eles entrarão em greve de fato.
Os funcionários estão parados desde quinta aguardando a promessa de pagamento feita pela diretoria do hospital, prefeitura e câmara. A técnica de enfermagem, Luci Mara Santos revela que apesar da orientação do sindicato os funcionários não retornam ao trabalho. "Nós vamos apenas bater o cartão e continuar parado até recebermos nosso salário", garante.
Advogada do sindicato, Maira Zucouli Yamamoto alerta que a greve só pode ser considerada legal quando avisado ao contratante, no caso o hospital São Rafael, 72 horas de antecedência.
Também com o salário em atraso a técnica de enfermagem, Elisangela da Silva lamenta a situação e conta que muitos funcionários podem estar passando dificuldades e com problemas até para comprar comida por falta do pagamento.
O presidente da câmara, Alex Santana (PROS), informa que a câmara juntamente com a prefeitura está fazendo de tudo para tentar adiantar o repasse ao hospital para que ele faça o pagamento dos funcionários, porém isso depende de análise e autorização do jurídico.
O hospital recebe mensalmente recursos da prefeitura para pagar funcionários terceirizados pela própria prefeitura através de um convênio considerado ilegal pelo Ministério Público, pois foi uma manobra feita pela administração passada para burlar a lei de responsabilidade fiscal. Os funcionários pedem o fim deste contrato e o pagamento dos direitos como férias e 13º.
A dívida do hospital pode ultrapassar os 11 milhões de reais e vereadores apontam para o pedido de uma CPI para investigar a aplicação dos recursos públicos repassados ao São Rafael desde 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe!