facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

sábado, 26 de abril de 2014

Hoje é dia de vacinar contra a gripe

Os postos de saúde estarão abertos neste sábado (26) para “o Dia D” de vacinação contra a gripe
Os postos de saúde de todo o Estado estão abertos excepcionalmente neste sábado, 26 de abril, para a mobilização do Dia D da campanha de vacinação contra a gripe.

Segundo publicado no site da prefeitura “Todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas para a Campanha de Vacinação, de segunda a sexta-feira, até o dia 9 de maio. O dia “D” da Campanha será durante o sábado (26), das 8 às 17 horas”.

Os grupos prioritários para receber a dose neste ano são crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, indígenas e doentes crônicos.
Para receber a vacina é só comparecer a uma Unidade de Saúde mais próxima e levar a carteira de vacinação.


PÚBLICO-ALVO

Crianças a partir de seis meses e até quatro anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias)
Idosos (a partir de 60 anos)
Gestantes
Puérperas (mulheres que deram à luz em até 45 dias)
Indígenas que vivem em aldeias
Profissionais que trabalham na área da saúde
Doentes crônicos sob recomendação médica

A VACINA

O que é a vacina contra a gripe?

A vacina é feita com partes de diferentes tipos de vírus influenza inativados, incluindo o que provoca a gripe A, que entram no corpo e favorecem a produção de anticorpos. O sistema imunológico cria uma espécie de "memória" contra o vírus da gripe. Assim, ao entrarmos em contato com o vírus de verdade, os anticorpos são produzidos imediatamente e evitam a doença.

A vacina contra gripe imuniza contra resfriado?

Não. São vírus diferentes. A gripe é uma infecção viral aguda do sistema respiratório causada pelo vírus Influenza, de elevada transmissibilidade. O quadro é mais grave que o resfriado e apresenta febre alta, tosse ou dor de garganta acompanhada dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dores musculares, mal-estar geral. O resfriado é causado por outros vírus e tem um quadro mais leve com coriza, congestão nasal e espirro.

AS REAÇÕES

A vacina pode resultar em alguma reação adversa?

Em poucos casos e de forma branda, segundo o epidemiologista Jair Ferreira, podem ocorrer manifestações de dor no local da injeção ou febre moderada. Todos esses sintomas tendem a desaparecer em 48 horas.

A vacina contra gripe pode causar gripe?

Não. A vacina não causa a gripe, pois é composta por vírus totalmente inativados, incapazes de causar dano ao organismo. O que ela pode provocar são reações mais leves, como febre baixa, a partir da reação do organismo, mas que são consideradas normais e não evoluem para um quadro mais grave.

EFICÁCIA

Por quanto tempo dura a imunização pós-vacina?

A proteção da vacina dura, em média, cerca de 12 meses. É preciso tomar a vacina todos os anos porque a composição pode mudar conforme as mutações dos vírus que circulam, e porque há uma queda progressiva na quantidade de anticorpos protetores ao longo do tempo.

Por que algumas pessoas mesmo depois de tomar a vacina ficam doentes?

Normalmente, o sistema imunológico leva cerca de duas semanas para criar as defesas necessárias contra o vírus após receber a dose de vacina. Se a pessoa entrar em contato com o vírus da gripe nesse período, é possível que o corpo não esteja ainda pronto para combatê-lo, o que pode resultar em uma gripe. Além disso, a vacina não protege contra resfriado, que pode ser confundido com gripe.

A vacina contra gripe funciona em 100% das pessoas?

Não, ela tem eficácia em cerca de 90% das pessoas, já que serve para estimular o corpo a produzir uma resposta imune ao vírus. Uma pequena parcela da população pode não conseguir montar uma resposta do sistema imune adequada para se proteger da gripe.

ACESSO

Não estou entre os grupos de risco. Devo me vacinar?

O ideal é que toda a população a partir dos seis meses de idade e sem contraindicações (leia mais em outra pergunta a seguir), fosse imunizada. Como há limitação de oferta na rede pública, resta recorrer à rede privada. Nesse caso, o custo da vacina fica em cerca de R$ 80.

Quem já está com sintoma de gripe pode tomar a vacina?

Segundo o epidemiologista Jair Ferreira, se o sintoma for de gripe (quadro mais intenso, com febre alta, dores, indisposição), o melhor é esperar pelo restabelecimento antes de se vacinar. Se os sintomas forem mais leves, típicos de resfriado, não há motivo para aguardar. Pode-se tomar a dose.
Quem, mesmo dentro dos grupos de risco, não deve se vacinar?

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática, bem como a qualquer componente da medicação ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados (presente na composição).

Quem são os pacientes de doenças crônicas que podem tomar a vacina gratuitamente na rede pública?

São pacientes de doenças debilitantes como enfisema, diabetes, cardiopatias, entre outras, e que por isso contam com prioridade para receber imunização e evitar complicações decorrentes da gripe. O melhor é conversar com o médico para avaliar se tem indicação para se vacinar contra a gripe na rede pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"