Realizado pela Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), o concurso tem como objetivo orientar os produtores a reduzir a perda na colheita soja. Segundo o engenheiro agrônomo e chefe da EMATER Rolândia, Gilberto São João, a perda estimada é de aproximadamente 1,4 milhões de reais por colheita só em Rolândia. "Isso considerando apenas a parte perdida acima do tolerado", ressalta São João. Ele explica que a EMBRAPA estipula como tolerável a perda de um saco por hectare.
Para Nelson Harger, coordenador estadual da área de grãos da EMATER, o concurso tem um valor simbólico por se tratar de gestão no campo e formas de administrar melhor a propriedade rural com boas praticas agrícola. Os campeões do Concurso foram os operadores: 1º) Wilson Romeiro de Macedo, com perda de 0,20 de saca por hectare; 2º) Andre Aparecido Dabini, com 0,33; e 3º) Raul José Cocato, com 0,38.
APOIO – Também foram parceiros do concurso: Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento - SEAB, Instituto Paranaense de Assistência Tec. Ext. Rural - EMATER, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Rolândia, Cooperativa Agroindustrial Integrada, Cooperativa Agroindustrial Cocamar, Unicampo, Rural Service, Sindicato Rural de Rolândia, Sicredi, Banco do Brasil, Horizon Comercial Agrícola Ltda, Ponto Rural, Credi Aliança e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe!