facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Exames pelo SUS podem demor mais que o ciclo da doença

Um pai com o filho de apenas um ano apresentando manchas vermelhas pelo corpo e febre procurou o posto de saúde do Jardim Nobre. Lá o médico atendeu a criança e pediu um exame para identificar se a doença era dengue ou rubéola, porém foi informado que o exame demora mais de 40 dias para ficar pronto

O pai fez o pedido do exame pelo SUS e foi informado pela enfermeira do Posto de Saúde do Jardim Nobre que, segundo informações do laboratório municipal, onde são feitos os exames, o resultado levaria cerca de 40 dias para ficar pronto.

Sem poder esperar o pai levou a criança em um laboratório particular para fazer o exame, e pagou R$100,00, obtendo o resultado em certa de 20 minutos. Certamente a situação da criança poderia se agravar se tivesse que esperar o resultado do exame pelo SUS sem ser medicada adequadamente. “E se eu não tivesse os 100 reais? E quantas crianças ficam na espera de exames e atendimento correndo risco de morte? questiona o pai.

Em contato com o laboratório municipal a reportagem foi informada que os exames de dengue ou rubéola não são feitos em Rolândia. Os exames são apenas coletados nos Postos de Saúde e encaminhados para o laboratório que os encaminham para o setor de epidemiologia da secretaria de saúde, que por sua vez os encaminham para laboratórios fora da cidade.

Segundo informações no setor de epidemiologia os exames de dengue são encaminhados para o HU em Londrina, os casos de Dengue NS1 e Rubéola vão para Curitiba no laboratório central do Estado do Paraná. No primeiro caso a demora é de aproximadamente 20 dias, nos outros dois, o paciente pode ter que esperar até dois meses para saber o que realmente tem.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde foi procurado e se prontificou a identificar a falha. Segundo ele o município possui um laboratório próprio e ainda tem convênio com laboratórios particulares para dar conta da demanda. “São mais de 30 mil exames por mês”, garante.

Ele destaca que atendimento de crianças, gestantes e idosos são prioritários e os pedidos de exames devem ser atendidos com urgência. Nestes casos os exames são encaminhados diretos para uma clínica particular conveniada em Rolândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"