facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Denunciante afirma que “PEDREIRA” funciona clandestinamente

A redação do jornal Manchete do Povo esteve no aterro nesta quarta-feira (06) e constatou que os portões continuam fechados, porém um trabalhador que estava no local relatou que apenas uma corrente “amarrada” e sem cadeado tranca o portão. Segundo o cidadão que gravou entrevista, mas pediu para não ser identificado todos os dias ele encontra “LIXO NOVO” no aterro, e isso certamente é indício que pessoas não identificadas ainda estão jogando lixo o local clandestinamente durante a noite.

O secretário de Meio Ambiente, Márcio Kolarovic afirmou na semana retrasada que a força verde estaria em Rolândia para fiscalizar o descarte de entulhos tanto na pedreira quanto nas estradas rurais.

O secretário também afirmou que a prefeitura destacaria um servidor para fazer a fiscalização do local, porém nem a força verde e nem o fiscal foram vistos na cidade.

O chefe do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Raimundo Maia Campos Jr. informa que ainda não conseguiu falar com o comando da Força verde para solicitar que intensifique a fiscalização. Ele destaca que a população pode colaborar fazendo denúncias com fotos e filmagens direto na secretaria de meio ambiente.
IAP garante que PEDREIRA será liberada

A prefeitura ainda não fez as adequações exigidas pelo IAP e o aterro continua fechado e o “LIXO” das caçambas continuam se acumulando nas ruas de Rolândia


O chefe do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Raimundo Maia Campos Jr. explica que o aterro foi liberado para ser reaberto desde que seja de forma organizada com algumas condicionantes. Parte do material que já está lá deverá ser retirado, o material destinado a partir de agora deverá ir para a “PEDREIRA” já separado. “Está liberado só que não da forma que está lá, como se fosse um lixão jogando tudo misturado”, alerta. A área poderá inclusive ser usada para a construção de um barracão para recolhimento de reciclados em forma de cooperativa.
Todo esse funcionamento deverá acontecer com o aterro fechado e uma pessoa cuidando diariamente para coordenar a entrada e saída dos materiais.

Segundo Raimundo o prefeito de Rolândia irá informar o IAP assim que estiver em conformidade com as condicionantes impostas pelo instituto. “Então retornaremos até o local para fiscalizar e verificar se precisa de alguma readequação”, finaliza Raimundo.

O secretário esclarece

Ismael Ferreira Martins, secretário municipal de infraestrutura de Rolândia explica que o pedido para a limpeza do terreno não veio das empresas. Ele relata que devido a necessidade de cascalhar várias estradas rurais e visto o grande volume de entulhos que as referias demolições geraram, a secretaria retirou parte destes entulhos com o objetivo de cascalhar as estradas no caminho para o ribeirão Três Bocas, caminho para o Caramuru e acesso ao ribeirão Vermelho.


Ele garante que apenas tijolos, telhas e entulhos limpos foram pegos para o cascalhamento, porém ao ser informado pela reportagem que no local foram constatados restos de ferro, madeira com prego e blocos de concreto de até um metro de diâmetro, o secretário afirmou que estará entrando em contado com os servidores responsáveis pelo trabalho para sanar estes problemas.

O chefe do IAP, Raimundo Maia Campos Jr. explica que somente é permitido jogar nas estradas rurais os resíduos já reciclados e limpos sendo vedada o descarte de entulhos indiscriminadamente. Informado sobre a forma que estava sendo descartado os materiais na estrada do KM 5 ele relatou que iria falar com o prefeito e dar maiores orientações ao chefe do executivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"