Atração da Bienal
de São Paulo, “A Culpa é do Jeitinho Brasileiro” aborda relação entre político,
cidadão e corrupção gera expectativa no mercado literário brasileiro
O que era para ser um apanhado de
memórias profissionais, registros de uma carreira em andamento, tornou-se uma
promessa de sucesso tanto de vendas como de crítica em todo o Brasil.
Despretensioso, provocante, transparente e revelador, o livro “A Culpa é do
Jeitinho Brasileiro”, com data de lançamento para 30 de agosto, na Bienal
Internacional do Livro de São Paulo, já é considerado um dos grandes
lançamentos do ano.
Escrito pelo jornalista Pedro
Rodrigues Neto, natural de Curitiba, e radicado no interior do Paraná, a obra
de 120 páginas, apresenta um relato forte e pragmático sobre a relação corrupta
entre eleitor e político durante o período eleitoral. O tempero da obra,
segundo o próprio autor, está justamente na retórica do material, que, ao
contrário do que se imagina, não demoniza apenas os políticos dentro do
processo de corrupção. “O eleitor é tão corrupto quanto, mas ninguém quer
colocar o dedo na ferida. Normalmente, os discursos politicamente corretos
demonizam políticos e vitimizam eleitores. Nas páginas deste livro, a conversa
muda de figura e o leitor poderá descobrir que muitos dos demônios que
combatemos, quando o assunto é corrupção, podem estar sentados ao seu lado,
dentro de casa”, revelou o autor.
A objetividade do material tem toques
de ousadia. Em um dos trechos do livro, o autor revela que: “O “jeitinho
brasileiro” contado em verso e prosa, simpático na eloquente mídia do
entretenimento, eternizado em personagens de novela, não é um herói nacional,
uma característica que nosso povo deva se orgulhar. O jeitinho brasileiro é
lobo em pele de cordeiro, é o embrião da corrupção é a escola da safadeza”.
Sucesso nas redes sociais
Aos 33 anos, jornalista usou suas
vivências profissionais para oferecer uma nova visão sobre um tema comum em
nosso país; a corrupção
|
Antes de chegar às livrarias, o livro
A Culpa é do Jeitinho Brasileiro, já causa discussão e mobiliza centenas de
pessoas com seu tema polêmico e provocador. Em sua página no Facebook, a obra
já conta com mais de 10 mil seguidores e o volume de envolvimento das
publicações na página já superam a marca de um milhão de usuários no Brasil e
no exterior. “A página ganhou repercussão rápida e percebemos que, antes de ser
um espaço para divulgar o livro que será lançado, se tornou um espaço para as
pessoas falarem aquilo que sentem com relação ao seu próprio povo. É
impressionante como as pessoas reconhecem a falta de ética e conduta do povo
brasileiro e como condenam essa prática, antes de qualquer outro tipo de
apontamento ou divisão de culpa”, explicou Pedro.
Segundo o jornalista, o maior ganho
com a criação da página em rede social foi a oportunidade de ampliar seu
entendimento quanto ao comportamento coletivo do brasileiro diante de assuntos
que envolvem diretamente as suas origens. “É animador, as pessoas estão mais
esclarecidas, mais pontuais e determinadas a reconhecer e dividir culpas que
antes eram atreladas somente a um vetor do problema, neste caso, os políticos.
É incrível como as pessoas reagem a uma foto de carteirinha de estudante
falsificada, um carrinho de super mercado fora do lugar, ou uma imagem alusiva
a venda do voto”, opinou o escritor.
Bienal de São Paulo
Publicado pela editora Novo Século, o
livro A Culpa é do Jeitinho Brasileiro, será lançado oficialmente, no dia 30 de
agosto, as 18h, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. A decisão pelo
lançamento partiu justamente da relevância do tema e do potencial que a obra
apresenta para se posicionar como umas das principais publicações de 2014. “É
uma aposta que muito nos agrada e que nos dá uma sensação muito positiva. Não
temos dúvida do sucesso da obra, primeiro pelo talento do autor, um jornalista
novo, mas muito experimentado, com uma bagagem profissional e cultural muito
grande e, em segundo lugar, pela relevância do tema neste momento”, disse
Cleber Vasconcelos, agente editorial que “descobriu” a obra.
Após o lançamento, Pedro Rodrigues
Neto já tem uma agenda lotada, com palestras e debates sobre o tema em
pelo menos cinco cidades do estado, além de convites de universidades do Rio de
Janeiro para apresentar sua obra e debater o tema com acadêmicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe!