facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

TEC continua sem socorrista

O serviço de Transporte Emergencial Centralizado (TEC) está há mais de um mês sem socorristas no período noturno, porém a secretaria de saúde explica que não é prerrogativa do TEC atender urgência e emergência e por isso a prioridade é ter os auxiliares de enfermagem no PA 15 horas

Motorista da ambulância do TEC há 19 anos, Antônio Jurandir Camargo esteve na sessão da câmara de vereadores desta segunda (04) para entregar uma carta aos vereadores com o objetivo de fazer mais um apelo às autoridades públicas. Camargo relata que está sendo obrigado a fazer atendimentos de urgência e emergência sozinho, pois não tem socorristas no horário noturno.
Foi garantido aos profissionais do TEC que o SAMU absorveria todos os atendimentos de urgência e emergência, porém Camargo alerta que o SAMU atende Rolândia e outros 9 municípios com apenas duas ambulâncias. “Várias vezes já aconteceu de estas duas ambulâncias estarem fora da cidade e uma emergência acontecer”, relata.
A secretária de saúde, Gisele Freitas informa que atende a portaria 2048, que regulamenta os atendimentos de urgência e emergência. De acordo com a LEI o TEC deve ser utilizado apenas para transportes de pacientes que recebem alta do hospital e em caso de acidentes sem maior gravidade em que as vítimas estão conscientes e andando. Por isso o TEC foi construído para ser formado por apenas um condutor, apto a realizar os primeiros socorros em casos que não são de urgência e emergência.
Gisele ressalta que a os socorristas são auxiliares de enfermagem que foram transferidos momentaneamente do TEC para atender à grande demanda do PA 15h (Pronto Atendimento). Ela garante que eles voltarão assim que as vagas do concurso público forem preenchidas.
A condição atual da saúde de acordo com Izilda Frois, diretora de urgência e emergência em Rolândia, é que diante de tantas situações de falta de médico no pronto socorro e no PA 15h, a secretaria contratou mais profissionais, abriu credenciamento e hoje está conseguindo manter pelo menos dois médicos por horário no pronto atendimento. Diante disso, com mais médicos gerou-se mais consultas e mais procedimentos o que exige mais auxiliares de enfermagem.

A demora no atendimento

Antônio Jurandir Camargo relata o procedimento de um atendimento. “Quando um acidente acontece o SAMU aciona o TEC que vai até o local. Se eu chego lá e o caso é de urgência ou emergência e não posso atender por estar sozinho tenho que retornar a ligação para o SAMU que daí então desloca uma equipe para o local, isso pode agravar o estado e a vítima até vir a óbito”, alerta.
A diretora de urgência e emergência em Rolândia, Izilda Frois reconhece que pode acontecer de o TEC ser encaminhado pela regulação e quando chegar no local identificar que há necessidade de acionar o SAMU. “Porém se a regulação manda o TEC para o local e ele não vai pode responder por negligência”, alerta.
Izilda relata que já informou a regulação do SAMU em Londrina para que não encaminhe mais atendimentos de emergência ao TEC, pois ele está atuando apenas como transporte e não mais como ambulância. “O SAMU só passa para o TEC situações mais tranquilas que não sejam de urgência ou emergência”, explica.

Condutor afirma que não tem estrutura para atender emergência, mas secretária esclarece que essa não é função do TEC

O TEC atende há 25 anos e segundo o profissional Antônio Jurandir Camargo de dois anos pra cá as condições do serviço estão comprometidas pela falta de recursos para suporte básico a vida. Falta materiais como atadura, um colar cervical adequado, uma prancha de atendimento adequada, máscara de oxigenação, um cateter e até mesmo tábua imobilizadora. Ele relata também que falta uma mochila especial para socorristas que foi pedida há quatro anos e não foram atendidos. “Nós pedimos uma mochila por ambulância e não por socorrista, não é caro, basta ter vontade de fazer”, apela.
Izilda Frois, explica que o TEC não é um serviço de atendimento de urgência e emergência e por isso não tem estes equipamentos. “Mesmo porque os motoristas não têm o treinamento necessário para utilizar esse tipo de material”, ressalta.
Alexandre Volpato, também é condutor do TEC e do SAMU e relata que realmente a viatura do TEC não tem equipamento para atender emergência, pois não foi feito para isso.
Em Rolândia são três opções, o SAMU avançado, em casos de grande urgência e emergência com intervenção médica, o SAMU básico em casos de alguma complexibilidade, porém de menor gravidade e o TEC em casos sem complexidade sendo usados para os pacientes conscientes, orientados e que deambulam (andam). O TEC participa da rede de urgência e emergência porém não atende este tipo de ocorrência. “No passado isso acontecia, mas desde a vinda do SAMU para Rolândia os atendimentos de urgência e emergência não são mais de responsabilidade do TEC”, garante a secretária de saúde, Gisele Freitas.

Secretaria de Saúde não atende motorista

Antônio Jurandir Camargo, motorista da ambulância do TEC afirma ter tentado falar com a secretária de saúde, Gisele Freitas, mas não foi atendido. “A secretária não nos recebeu, tentamos esse contato mas não conseguimos, somente através dos vereadores é que estamos conseguindo falar com o poder público”, lamenta.
O setor do TEC é da área de saúde e a secretária poderia ir até lá e ver como funciona o trabalho. “A secretária deveria conhecer os profissionais um por um e saber das reais necessidades do setor, é muito fácil impor alguma coisa sem conhecer o que acontece na linha de frente, de madrugada, de domingo a domingo, prontos para salvar vidas e sem o suporte destes socorristas nós não conseguimos atender”, ressalta.
A secretária rebate e afirma que ela foi procurada apenas uma vez e não pôde atendê-lo naquele momento, porém garante que a secretaria está de portas abertas para ele, e que ela estará entrando em contato com ele para convidá-lo a ir até a secretaria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"