facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Ensino Religioso em Unidades Penais do Paraná é tema de Webconferência

Será realizada nesta quarta-feira (24/09), das 9h às 11h, a abertura do Curso de Planejamento Estratégico da Assistência Religiosa no Sistema Penal do Paraná. Promovido pela Escola de Educação em Direitos Humanos (ESEDH), da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (SEJU), através do Comitê de Educação em Direitos Humanos em parceria com o Departamento de Execução Penal (DEPEN), o curso é dirigido a coordenadores, vice-coordenadores e membros das 36 entidades religiosas que desenvolvem trabalhos nas 33 unidades penais do Paraná.

Para participar do curso é preciso acessar o link webconf2.rnp.br/proinfo_pr.
Após o acesso, é necessário entrar como convidado com o nome pessoal e da igreja, além da cidade onde o participante estiver. Nas cidades onde se encontrarem várias entidades reunidas num único local, deverá ser identificada a cidade e o número de entidades religiosas, como por exemplo Maringá, onde existem quatro igrejas. Não é necessário colocar login e senha e, uma vez feito o acesso, é só assistir a Web e enviar as dúvidas por meio do chat online.

O curso tem duração de 40 horas e será desenvolvido na modalidade semi presencial com as webconferências e encontros presenciais intercalados, agendados pelas unidades penais e liderados por responsáveis pela assistência religiosa indicados pelos diretores dos estabelecimentos penais paranaenses.

O conteúdo do curso tem como base a Resolução 315/14 da SEJU, que normatiza a assistência religiosa no Sistema Penal Estadual, bem como modelos de documentos do plano de trabalho e do projeto de intervenção de assistência religiosa no sistema penal, além das normativas básicas referentes à assistência religiosa.

Cabe destacar o caráter inovador da gestão de dados e informações sobre a assistência religiosa no sistema penal do Estado que tem sido desenvolvida pela SEJU/DEPEN.  Dentro disso, já foi realizado um curso sobre o mesmo conteúdo com os vice-diretores, chefes de segurança e responsáveis pelo ensino religioso indicados pelos diretores das unidades prisionais.

Esse curso foi sediado em Curitiba, com entrega de certificados para 11 entidades religiosas e agora está sendo estendido para as igrejas e seus membros do interior do Estado que já prestam assistência religiosa no sistema penal. Para as igrejas e seus membros do interior do estado que já prestam assistência religiosa no Sistema Penal esse processo de formação está previsto na resolução 315/014

Hoje no Paraná são 36 entidades religiosas e 464 membros credenciados pelo DEPEN para prestar esse trabalho nas unidades prisionais. “São pessoas que têm um papel de grande importância junto à população carcerária e egressos do sistema”, enfatiza a coordenadora Comitê de Direitos Humanos da SEJU e organizadora da webconferência, Cineiva Tono. Segundo ela, atendendo a um pedido das entidades religiosas de Curitiba e Região Metropolitana, esta sendo estudada a possibilidade de normatizar a atividade de leitura de textos de cunho religioso para valer como remição de pena.


A SEJU informa que as entidades religiosas paranaenses interessadas em se cadastrar no Sistema Penal para desenvolver atividades religiosas podem entrar em contato com a Divisão de Serviços Técnicos do DEPEN, pelo fone  3362-9413 ou também com a  ESEDH, fone 3263-7300

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"