facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Infraestrutura sucateada gera prejuízo “MILHONÁRIO”

Vagões da ALL (América Latina Logística) carregados de milho atravessam a cidade de Rolândia-PR despejando parte da carga nos trilhos. O senhor Pernambuco aproveita para dar comida as galinhas

Uma cena que retrata o desperdício das riquezas do Brasil mostra o senhor Dejanir James, 60 anos, conhecido na cidade de Rolândia como Pernambuco, recolhendo um pouco das toneladas do milho que caiu nas linhas de trem que cortam a cidade. O milho é para dar as suas galinhas, como conta o homem. “É proibido catar o milho?”, exclama Pernambuco ao me ver chegando com uma máquina de fotografia.

Proibido deveria ser desperdiçar bilhões em grãos por ano pelas estradas e linhas férreas do Brasil. Conforme publicado no O Globo, somente com a soja que vai do Centro-Oeste para os portos do Paraná, o prejuízo anual passa de R$6,6 bilhões, e com o milho a perda chega a 1,4 bilhões de reais.
De acordo com informações da FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations), 925 milhões de pessoas no mundo não comem o suficiente para serem consideradas saudáveis. Enquanto isso toneladas de alimentos são jogadas nos caminhos por onde passa a riqueza de nossa nação.


Ano após ano, eleição após eleição, são apresentadas pelos candidatos propostas com soluções para o desperdício causado pelos buracos nas estradas, o sucateamento do sistema ferroviário, e a burocracia excessiva nos portos. Mas o que de fato é feito não reflete o mínimo de respeito necessário que o agronegócio brasileiro merece.

O setor que sustenta um pais inteiro, e vem durante décadas salvando o Brasil da bancarrota ainda não é levado a sério. Certamente este é o reflexo da fartura da terra de Cabral, onde tudo que se planta dá.
A ALL foi questionada, via assessoria de imprensa, sobre as condições de seus vagões e a periodicidade de manutenção. Também perguntei quem eles acham que deve ser responsabilizado pelo desperdício dos grãos. Porém até o fechamento desta matéria não obtive nenhuma resposta.


Texto e Foto: Rodrigo Stutz, estudante de jornalismo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"