facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Saúde é discutida em audiência pública

Após mais uma morte de bebê, sociedade se mobiliza em busca de solução para os problemas da saúde em Rolândia

Após a morte do bebê semana passada, ainda no ventre da mãe, o pai da criança procurou o jornal Manchete do Povo, fazendo a mídia local e regional se interessar pelo caso que foi repercutido. Após a polêmica os vereadores procuraram a promotoria pública em busca de uma solução e o promotor de justiça Tadeu Augimeri de Goes Lima sugeriu uma audiência pública.

Dr. Silvio Ferreira pede para que se abra a "caixa preta" do hospital
ASSISTA

Esta audiência foi realizada nesta quarta (17) no Centro Cultural Nanuk com a presença de mais de 120 pessoas. Iniciada às 19 horas o debate seguiu até às 23h e vários temas foram esclarecidos com a participação do promotor, da secretaria de saúde, da 17ª regional de saúde, do conselho municipal de saúde, representantes do HSR (Hospital São Rafael) e dos poderes executivo e legislativo.

Em suma as discussões levaram em consideração o quadro atual da saúde nacional com a falta de médicos em todo o pais e a grande dificuldade de se contratar pediatras.
No quadro municipal a saúde esbarra nas dificuldades financeiras que, tanto o hospital quanto o poder público enfrentam. Para o HSR se torna difícil administrar estando sempre em déficit já que tem os custos maiores que a receita.

Promotor de justiça afirma que prefeitura não cobra o hospital
ASSISTA

Já o município está com grandes problemas com a folha de funcionários, pois está próximo ao limite permitido pela lei de responsabilidade fiscal para a contratação. Esse limite acaba por comprometer a capacidade da prefeitura em chamar os aprovados no concurso público.

Outro caso é o PA 24 horas (Pronto Atendimento) prometido em campanha pelo prefeito Johnny Lehmann. Este PA desafogaria o HSR e diminuiria a demanda dos postos. Questionado sobre isso a secretária de saúde Gisele Freitas esclareceu que não pode ter um posto sem médicos e funcionários. E para conseguir o PA 24 horas a prefeitura teria que contratar mais pessoas.

Jeferson Matias, procurador jurídico da prefeitura e representando o executivo na audiência explicou que o município procura uma solução para diminuir o índice que impacta a folha.

Secretária de saúde e relata que muito tem sido feito
ASSISTA

Com a participação, em alguns momentos mais acalorados a população deixou o recado de insatisfação quanto à saúde e relatou fatos como a falta de médicos, a morte de entes queridos e o mau atendimento, tanto nos postos como no HSR.

Dr. Francisconi, ex secretário de saúde afirma que a saúde é obrigação do executivo. “Então que ele assuma a sua responsabilidade”, dispara o médico.
ASSISTA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"