facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Saúde Bucal faz apresentação em congresso internacional

A área de Saúde Bucal do município de Rolândia participou nos dias 16 e 17 de outubro do 20º
Congresso Internacional de Ponta Grossa, a convite da 17ª Regional de Saúde do Estado do Paraná. O evento contou com a apresentação do tema “A Avaliação da Satisfação do Usuário como ferramenta da Gestão para o planejamento das ações em Saúde Bucal”, pela coordenadora de Saúde Bucal Karla Giovana Bavaresco Ulinski e pelo dentista e coordenador do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Alan Lourenço Lopes de Souza. Ambos abordaram em relatos e experiências a qualificação da Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), em Saúde Bucal do Paraná.

Karla salienta a importância da estruturação do setor no município de Rolândia, que hoje conta com 18 dentistas atuando na Atenção Básica, realizando 2.200 atendimentos/mês. “A odontologia da atenção básica trabalha no modelo de atenção da Estratégia Saúde da Família, organizando o atendimento com agendamento por linhas de cuidado, ou seja, para bebês, crianças, adolescentes, idosos, gestantes, puérperas (mulheres pós parto) e pacientes com necessidades especiais. Já para os adultos, as vagas são diárias para tratamento”, afirma Karla.

O evento contou com a presença da chefe da Atenção Primária da 17ª Regional da Saúde, Néria Egger, do coordenador de Saúde Bucal da Regional, Mauro Azevedo, e do coordenador de Saúde Bucal do Estado, Léo Krieger, idealizadores da Rede de Atenção à Saúde Bucal no Paraná.

O coordenador do CEO, Alan Souza, destaca a conquista do município, que a partir de agosto de 2010 passou a contar com um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO tipo lll): “Antes, o serviço odontológico era muito menos resolutivo do que nos dias de hoje. Os pacientes tinham duas opções: extrair o dente no serviço público ou realizar o tratamento necessário em um consultório particular. Hoje conseguimos ofertar esse e outros tratamentos especializados sem custo para o paciente, o que é muito gratificante para nós dentistas da rede pública.”

O Centro Especializado Odontológico (CEO) realiza em média 680 atendimentos/mês nas diferentes especialidades e, desde sua inauguração, já foram realizados mais de 3.300 tratamentos endodônticos (de canal).

Assessoria PMR


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"