facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Rolândia volta a comemorar aniversário em janeiro

Numa canetada, Rolândia remoçou quase dez anos. O município, que comemorava aniversário em 29 de junho, tendo como referência a fundação da cidade, em 1934, passa a comemorar aniversário, agora, em 28 de janeiro, data relativa à emancipação política, ocorrida em 1944. A mudança foi estabelecida em projeto de lei do então prefeito Johnny Lehmann enviado à Câmara no final de novembro e aprovado pelos vereadores.

Pela lei agora revogada, Rolândia comemorou 80 anos em 2014. O dia 29 de junho de 1934 é considerado o da fundação da cidade por conta do início da primeira construção no perímetro urbano, o Hotel Rolândia – que está sendo reconstruído, com a utilização de parte do material original, ao lado da antiga Estação Ferroviária, com recursos próprios da prefeitura.

O dia 29 de janeiro de 1944 é a data da emancipação política de Rolândia. Assim, com a lei aprovada pela Câmara e que será publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial, passa a ser essa a data oficial do aniversário da cidade, que, então, completará 71 anos no mês que vem. A nova lei também estabelece feriado nesta data.

Outro ponto relevante da nova lei é o reconhecimento oficial da Companhia de Terras Norte do Paraná, posteriormente denominada Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, como fundadora de Rolândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"