facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Caos na Estação Rolândia

Curiosidades que são postadas sobre Rolândia nos mais variados Blos do País.


DOM, 21/06/2015 - 04:49
ATUALIZADO EM 21/06/2015 - 07:3

AO LADO: No pátio de Rolândia, em abril de 1991, trem turístico que nesse domingo fez os trajetos de Apucarana a California e a Rolandia. Trem, nessa época e nessa linha, só turístico mesmo. Hoje, nem isso (Foto Luiz Moraes).


HISTÓRICO DA ESTAÇÃO:

Inaugurada em 1936 como Caviúna, alterou em pouco tempo o nome para Rolândia. Há fontes que citam a data de 25/01/1936 para a inauguração, e que a estação se chamava Villa. A foto ao lado, de uma revista não identificada e publicada em 19/3/1936, teria sido publicada quase dois meses após a inauguração, o que parece muito tempo. Mais tarde foi construída uma nova estação para substituir a antiga, com um prédio mais moderno (e horrível). "A ferrovia também faz parte de minhas lembranças de infância em Rolândia, onde a linha do trem passava a poucos metros da janela do meu quarto, com um barulho que parecia um terremoto. Lembro-me de um aniversário, quando as faiscas da maria-fumaça provocaram um incêndio na capoeira à beira da linha e todos os convidados correram com baldes para tentar apagá-lo. Parece que conseguiram, pois hoje a
casa continua lá. 

Aliás, a ferrovia e a casa continuam no mesmo lugar em Rolândia, com um movimento bastante ativo de trens. Meu pai chegou a Rolândia em 1936 e contava que, quando chegava de São Paulo, primeiro lançava pelas janelas as malas e depois saltava na porta da nossa casa. Ainda hoje, quando vou a Rolândia, um de meus passeios prediletos é ver o pôr-do-sol na linha do trem" (Ursula Dannemann, 06/2006). Ela está hoje fechada, depois de ter sido utilizada por algum tempo pela ALL, atual concessionária da linha. Em 2000, a estação tinha em seu pátio 4 desvios.

AO LADO: Flagrande tomado no dia da inauguração da estação de Rolândia. Vejam que o nome Caviúna não é citado (Revista não identificada, 19/3/1936).


(Fontes: Fernando A. Domeze; Douglas Razaboni; Ursula Dannemann, 2006; José Carlos Neves Lopes; Wanderley Duck; Antonio Rapette; http://tetodebarro.blogspot.com.br; Paraná em Páginas, 03/1974; RVPSC: Relatórios anuais, 1944-60; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) 




Estação original de Rolândia, sem data. Foto da revista Paraná em Páginas, no. 109, 03/1974
Pátio de Rolândia, c. 1940. Foto do acervo de José Carlos Neves Lopes, enviada por Antonio Rapette
A estação original de Rolândia, c. 1940. Foto enviada por Wanderley Duck
Prédio atual da estação de Rolândia, em 27/12/2002. Foto Douglas Razzaboni
Prédio atual da estação de Rolândia, em 27/12/2002. Foto Douglas Razzaboni 
Placa da estação de Rolândia, em 27/12/2002. Foto Douglas Razzaboni 
A estação em julho de 2008. Foto Fernando A. Domeze
A estação em 2012. http://tetodebarro. blogspot.com.br/ 

Nota do Spin Ggnauta:
Ao apropriar-me da polêmica Boechat vs Malafaia, resolvi dar uma olhadinha e vi que Rolândia não só existe como entrenta vários problemas, a Justiça derrubou o prefeito que sai não sai, pelo jeito vai ter nova eleição por lá, não sei se Malafaia tem domicílio eleitoral. Agora falando sério:  tempos atrás tivemos aqui no GGN vários posts sobre a questão ferroviária, quando ficamos sabendo que nossas ferrovias, quando deveriam terem sido preservadas,  as empresas que as leiloaram( e que atuavam também no setor de transporte de carga e como cessionários do sistema rodoviário) transformaram linhas e estações ferroviárias em ferro-velho, talvez para beneficiar o sistema rodoviário que também  exploravam e de forma mais rentável. Parece que paira sobre nossas cabeças a síndrome da criação & destruição, volta e meia temos que destruir tudo, que o diga a Lava Jato com essa coisa de forçar  o povo a "refundar a República". Acontece que nem sempre é mais racional detonar geral para recomeçar do zero, inclusive muitos paises preservam por séculos sua malha ferroviária, por aqui temos o pavio curto, que tal procurar pelo em ovo prá impichar a presidente, no primeiro estopim entramos na onda do caos e atendemos à convocatória da malta e neste caso o mote passa a ser destruir o que se construiu a duras penas, mal sabe grande parte da população que por trás deste processo de instalaçào da autofagia há muitos espertinhos que faturam alto e se dão muito bem, depois de terem abocanhado a preço de banana a Vale, RFFSA, CSN, Embratel, Telebrás, agora querem o pré-sal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"