facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Fórum discutia Plano de Recuperação Ambiental

Nesta terça-feira (25) aconteceu no Sindicato Rural Patronal de Rolândia uma reunião organizada pelo presidente do sindicato, Irineu Sella com o objetivo de apresentar o projeto de realizar um Fórum regional na cidade para discutir a elaboração de um Cadastro Ambiental Rural (CAR) que em seguida fará parte do Plano de Recuperação Ambiental.

Sella explica que o CAR é uma forma de levantamento feito em todas as propriedades Rurais do país com mais de 48 hectares onde deverão ser realizados o Plano de Recuperação Ambiental.
Muitos agricultores após o cadastro já poderão começar a plantar árvores nos locais exigidos para o remanejamento que é obrigatório. “São dois anos para fazer o cadastro e 20 anos para a execução do plano, isso terá que ser feito e não tem como correr”, alerta Sella.

Ele ressalta a necessidade do Fórum para orientar os agricultores e organizar os órgãos agrícolas e ambientais para a aplicação deste cadastro e garante que o sindicato estará totalmente habilitado para a realização deste serviço com o apoio da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e também do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente). “Estaremos preparados para fazer o cadastro de todos os agricultores da região, principalmente de Rolândia” afirma.

Para dar viabilidade ao Plano de Recuperação Ambiental Sella relata que a ideia é fazer da região de Rolândia a São Martinho alguns videiros de mudas com o objetivo de fornecer aos agricultores espécimes já grandes de forma que quando plantadas se formem rápido com poucas perdas. “Por isso queremos transformar Rolândia no “Berço da Sustentabilidade Agroflorestal do norte do Paraná”, finaliza”.

Sella tranquiliza os agricultores e garante que este procedimento está dentro do previsto para a conservação das áreas de APP (Áreas de Preservação Permanente) que os proprietários já devem ter em suas terras.

O fórum também vai mostrar aos agricultores que a preservação também é lucrativa com árvores que podem ser exploradas comercialmente. Ele ressalta que com o manejo das APPs aumentaria também a arrecadação do município com o ICMS Ecológico.

A previsão é que o fórum seja realizado na semana do meio ambiente, no dia 5 de junho, dia mundial do meio ambiente.


O presidente destaca a importância de nossa região por ser área de altitude onde a maioria das nascentes da região está localizada em Rolândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"