facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Resultado final da eleição bate com a previsão do Manchete

O jornalismo do Manchete do Povo preza pela credibilidade e em momento algum se atreveria a mentir ou enganar o leitor com a intenção de influenciar na decisão do eleitor. Com esta premissa, fez uma série de análises no início das eleições que se confirmaram nos resultados finais

É certo que todas as editorias dos veículos de imprensa têm seus ideais e posicionamentos políticos e sociais. Mesmo assim, um veículo sério sempre preza pela informação e relevância social. Nesse sentido, foi feita uma previsão no início das eleições afirmando que o único candidato de Rolândia com reais chances de vencer seria o Cobra Repórter (PSC). Segundo as análises feitas pelo jornalista Rodrigo Stutz, Cobra precisaria de pouco mais de 25 mil votos enquanto os outros dois rolandenses teriam que superar a marca dos 40 mil.

Passada a eleição e fazendo agora uma análise exata dos números, é possível verificar que a análise do jornal Manchete do Povo estava correta.

Veja a tabela com as previsões do jornal Manchete e o resultado final:


Explicando a tabela

O quociente eleitoral é o total dos votos válidos do Paraná (5.756.597) divididos pelas 54 vagas de deputado estadual. O total arredondado do quociente eleitoral é, portanto, 107 mil votos.

Assim, é possível identificar que o último candidato a entrar pela coligação do PMDB da candidata Sabine fez 40.139 votos. Logo, Sabine precisaria de 40.140 votos para se eleger, um voto a mais que o último colocado. Já a última vaga da coligação do PSB foi ocupada com exatos 41.195 votos, então o candidato Guilherme precisaria de, no mínimo, 43.447 votos para ser eleito.

Já o candidato Cobra Repórter entrou com sobra de 5.505 votos, pois o último eleito em sua coligação fez 23.592 e Cobra se elegeu em 8º lugar de sua coligação com 29.097 votos.

Ainda na matéria feita no início das eleições o jornal explicava a lógica dos “puxadores de votos” e as fases do quociente eleitoral. Na matéria foi dito que Cobra teria grande chance de se eleger devido ao potencial do candidato Ratinho Jr., que faria uma votação expressiva levando com ele pelo menos 8 candidatos. Ao término da eleição, pôde-se verificar que Ratinho Jr. fez 300.928 votos, levando com ele 12 candidatos.

Nesse raciocínio, é possível concluir que, ao votar em Sabine, o eleitor acabou ajudando a eleger o desconhecido Jonas Guimarães. E, ao votar em Guilherme, o eleitor ajudou de fato a eleger o candidato Nelson Justos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"