facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

quinta-feira, 14 de maio de 2015

BIG Frango é interditada

Imagem divulgação
Equipes de auditores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lacraram no início da noite de quarta (13), o frigorífico da Big Frango/JBS Foods, em Rolândia, depois que a fiscalização constatou que 45 máquinas ofereciam risco aos trabalhadores

A empresa só poderá reabrir depois de se adequar.  A fiscalização fez parte de uma força-tarefa, formada por equipes do Ministério Público do Trabalho (MPT), MTE, Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Receita Federal e Advocacia Geral da União (AGU), que ocorreu na terça e ontem o dia todo.

Segundo a assessoria de imprensa do MPT, esta foi a maior força-tarefa já realizada no Brasil e foi deflagrada após denúncias de várias irregularidades no frigorífico em Rolândia. Cruzando informações com bancos de dados das outras agências de fiscalização, o MPT definiu a ação conjunta para analisar todas as denúncias. Segundo a assessoria, o grande número de acidentes de trabalho registrados na Big Frango levou a AGU a se unir à força-tarefa. Se for constatado que os acidentes ocorreram por culpa da empresa, uma ação ressarcitória será desencadeada.

De acordo com a assessoria os diversos órgãos colheram documentação que será analisada e poderá gerar processos contra a empresa. Uma pesquisa realizada com funcionários da Big Frango/JBS Foods, durante a fiscalização, apontou uma série de dados que vão embasar as autuações. Entre eles, está o fato de que 49,6% dos funcionários passam frio dentro das dependências; mais de 75% saem de cansado a exausto após um dia de trabalho; 53% dos trabalhadores tiveram que tomar algum medicamento para dores causadas pela função e 38% sentem fortes dores durante o exercício de suas funções. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Alimentação de Arapongas (Sitiaa), a Big Frango tem 3,5 mil funcionários.

O frigorífico Big Frango/JBS Foods não se manifestou até o fechamento desta edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"