Finalizada na ultima sexta-feira, dia 29, em Porto Alegre (RS), a primeira feira sul-americana de energias renováveis, a RENEX SOUTH AMERICA, teve saldo positivo e atingiu o seu objetivo em movimentar o mercado.
“Avaliamos de forma muito positiva a primeira edição da RENEX, que demonstrou ser um amplo fórum de debates e fonte de informações para discutir o que se projeta em termos de energias renováveis. O Sul do Brasil foi escolhido por estar estrategicamente localizado para reunir empresas e empreendedores do setor de toda a América do Sul. Esse é um tema que não tem mais volta, é uma necessidade mundial”, afirma Constantino Bäumle, diretor da Hannover Fairs Sulamérica.
Em três dias, a RENEX reuniu 46 empresas participantes e 43 empresas nas rodadas de negócios que projetaram uma expectativa de negócios de US$ 44 milhões para os próximos 12 meses, em função dos contatos e oportunidades proporcionadas pelo evento. A RENEX também contou com Congresso Internacional, Conferência de Energia Solar e Painel, que reuniram 580 pessoas. A feira ainda proporcionou duas visitas técnicas para 120 pessoas à Planta Piloto de Biometano, em Montenegro (RS), e ao Parque Eólico de Osório, o maior da América Latina. A RENEX reuniu empresas dos segmentos de energia eólica, fotovoltaica, solar térmica, biocombustíveis, biogás, biomassa e PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) de oito países.
“Nós da Deutsche Messe estamos muito satisfeitos com essa primeira edição da RENEX SOUTH AMERICA no Brasil. Além da área de exposição, às atividades paralelas se mostraram muito qualificadas, com excelentes resultados nas rodadas de negócios e o intercâmbio de conhecimento proporcionado pelas visitas técnicas à planta de biometano e ao parque eólico”, destaca Krister Sandvoss, Diretor da alemã Deutsche Messe, maior promotora de feira do mundo, que promove as edições da RENEX na Alemanha e Turquia.
O RENEX Business Matchmaking, rodada de negócios internacional, contou com 25 empresas brasileiras e 18 internacionais, vindas de cinco países. Foram realizadas 136 reuniões de negócios nos dias 27 e 28 de novembro. “Tivemos um resultado muito bom, acima das expectativas o que nos da a certeza que esse é um tema que vai crescer muito em termos de negócio”, disse Kurt Ziegler, Coordenador do Centro Internacional de Negócios - CIN-RS, da FIERGS.
A feira contou com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que tem as energias renováveis como setor estratégico da Politica Industrial. "Investir em energias renováveis deve ser compromisso de qualquer governo. No nosso caso, fomos além e incluímos duas destas fontes, a eólica e os biocombustíveis, entre os 23 setores estratégicos da Política Industrial Gaúcha. A própria RENEX representa este compromisso", ressaltou Ivan De Pellegrin,.
A RENEX teve patrocínio na categoria Gigawatt do SEBRAE Nacional; Quilowatt do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, Tractebel Energia e Ecossis Soluções Ambientais; e patrocínio Watt da Força Eólica do Brasil (joint venture formada pelas empresas Iberdrola e Neoenergia), BADESUL Desenvolvimento – Agência de Fomento/RS, Sagres, Grupo Cuello, Transversátil, SULGÁS e Petrobrás 60 anos.
A feira foi promovida pela Hannover Fairs Sulamérica com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do Rio Grande do Sul (SPDI), Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEeólica), Federação Alemã de Engenharia (VDMA) e Associação Alemã de Energia Eólica (BWE).
A próxima edição da RENEX SOUTH AMERICA já está confirmada para 26 a 28 de novembro de 2014, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre.
ASSESSORIA DE IMPRENSA RENEX
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe!