facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Plano de arborização será executado ainda este ano

13.498 é o total de árvores avaliadas na área urbana da cidade de Rolândia, e o novo plano define a forma de manejo de cada uma delas

Após receber dezenas de denúncias, referente ao corte de árvores na cidade nos últimos anos, o Ministério Público solicitou à secretaria de Meio Ambiente em 2012 que elaborasse um plano de arborização para justificar e organizar o manejo das árvores do município.

Em Julho de 2013 a prefeitura contratou o ITEDES (Instituto de Tecnologias e Desenvolvimento Econômico e Social) para elaborar o PMAU (Plano Municipal de Arborização Urbana) de Rolândia coordenado pelo professor da UEL Fernando Fernandes. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Marcio Kolarovik foi pago aproximadamente 30 mil reais para a elaboração do trabalho com recurso advindo da própria secretaria.

Após cinco meses de trabalho na semana passada este plano foi entregue ao Meio Ambiente e na última segunda feira o secretário explicou para reportagem do jornal Manchete do Povo como foi elaborado o plano e de que forma ele será executado.

Todas as árvores urbanas foram catalogadas e avaliadas através de uma metodologia de pontuação para definir quais serão substituídas. Em cada rua da cidade foi levantada as espécies existentes a de acordo com as especificações contidas no projeto o pesquisador pontuou árvore por árvore.

Para se ter uma ideia, conforme mostra a figura 01, na rua Quirino Lemos existem 12 árvores de sete espécies diferentes. Foram analisadas 11 recomendações técnicas e cada uma delas corresponde a um número de pontuação. Ao final o avaliador as qualificou, e aquelas que atingiram o número limite de pontos deverão ser substituídas por outra mais adequada.

Os quesitos técnicos são: Espécie inadequada ou proibida (40 pontos), Presença de pragas, doenças e parasitas que possam causar prejuízo a planta (20 pontos), Apresenta conflito com a fiação (15 pontos), Possuem sistema radicular agressivo (10 pontos), Apresenta conflito com esquina, semáforo, placas (8 pontos), Árvore de grande porte para o espaço disponível (6 pontos), Apresenta conflito com poste e bocas de lobo (6 pontos), Árvore de pequeno porte em espaço disponível para grande (4 pontos), Apresenta conflito com guia rebaixada (4 pontos), Apresenta bifurcação abaixo de 1,80m (2 pontos), Apresenta mureta ou área de infiltração insuficiente (2 pontos).

Vale ressaltar que os exemplares da espécie Falsa Murta são proibidos, pois causam doenças nas plantações de laranja. Estas correspondem a 18% das árvores do município e todas deverão ser substituídas.

Também foi feito um estudo para definir que tipo de árvore será plantada em cada caso e local da cidade de acordo as espécies de pequeno, médio e grande porte.

Outra técnica prevista no PMAU é a forma correta para realizar a poda de manutenção. O secretário garante que as árvores sadias de grande porte, as quais a copa já ultrapassou os fios de alta tensão não serão abatidas, a exemplo das árvores da Rua Monteiro Lobato em frente ao colégio Bom Jesus. O plano contempla um manual de poda de manutenção para treinamento dos servidores ou empresas terceirizadas que realizarão o serviço.

Para iniciar a fase de substituição das árvores o secretário explica que antes será feita a preparação do viveiro municipal com as mudas adequadas. Estas mudas já estão sendo compradas e ficarão no viveiro até atingirem o tamanho ideal para serem plantadas nos pontos pré-determinados da cidade.
Por ordem de importância serão substituídas primeiro as árvores consideradas impróprias, como as Falsas Murtas, as que estão secas ou com problemas de pragas e depois as demais de acordo com a metodologia de pontuação.

O PMAU deve ser aprovado pela câmara de vereadores, pois fará alterações na legislação do meio ambiente regido pela LEI 2514/96 que de acordo com Kolarovik está muito defasada e será regularizada de acordo com o plano. Uma cópia também foi entregue à promotora do meio ambiente Lucimara Salles Ferro.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"