facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Campanha orienta mas não previne acidentes. Falta sinalização

Questionada sobre as “CANCELAS” nas passagens de nível a ALL afirma que a sinalização é responsabilidade do município. Já a prefeitura não sabe sequer informar que secretaria é responsável pela sinalização de trânsito na cidade

ALL realiza campanha em passagem de nível

A ALL (América Latina Logística) realizou nesta quarta (18), na passagem de nível da Rua Barão do Rio Branco, campanha de orientação dos motoristas quanto aos perigos na hora de atravessar a linha do trem

Com o apoio do setor de trânsito do 15º BPM (Batalhão de Polícia Militar) de Rolândia o departamento de RH (Recursos Humanos) da ALL distribuiu panfletos com orientações aos motoristas quanto à atenção redobrada ao passar pelos cruzamentos férreos.

Segundo o técnico de segurança no trabalho, Lincoln Mendes o trem demora cerca de um Km para parar e por isso é importante que o motorista fique atento ao atravessar a passagem de nível. Ele relata que nesse mês dois acidentes aconteceram na cidade de Jandaia a do Sul.

Jenifer Gil, técnica Administrativa de RH ressalta que a falta de atenção e a imprudência podem ser perigosos. “Pensar que vai dar tempo de atravessar é motivo de acontecer grandes acidentes”, alerta.
O soldado Leandro do departamento de trânsito do 15º BPM destaca a máxima a ser seguida. “Vale atender a frase na placa, pare, olhe e escute”, finaliza.


A ALL ressalta que além das campanhas frequentes de segurança nos cruzamentos com a linha férrea também realiza palestras educativas em escolas próximas à malha.

ALL afirma que as “CANCELAS” é responsabilidade da Prefeitura

Segundo a ALL a responsabilidade pela sinalização é do executivo

 LEIA MAIS

Já há vários anos o rolandense não conta mais com as “CANCELAS” equipadas com sinal sonoro avisando e impedindo a passagem dos carros quando o trem se aproxima.

Uma campanha de orientação apenas informa os motoristas sobre o perigo, porém não previne que acidentes ocorram. Para isso é preciso equipamentos de segurança como as cancelas que haviam nos locais de passagem.

Acidentes de grandes proporções acontecem e o ideal é a colocação destes equipamentos.
Em nota a concessionária esclarece que segue o Regulamento dos Transportes Ferroviários e afirma que a manutenção e sinalização das passagens de nível implantadas nos cruzamentos da via férrea são de responsabilidade do executor da via mais recente, neste caso, o município.

Da mesma forma o Código de Trânsito Brasileiro atribui ao Município a competência para implantar, manter e operar o sistema de sinalização, dispositivos e os equipamentos de controle viário. 

A concessionária lembra, ainda, que por iniciativa própria, reforça a segurança em passagens de nível consideradas críticas, com a pintura de solo, instalação de Cruz de Santo André e redutor de velocidade.

Nestas obras não estão previstas cancelas por não serem consideradas uma sinalização eficiente, uma vez que são constantemente vandalizadas e furtadas. A concessionária ressalta ainda que realiza manutenções periódicas na via permanente.

Prefeitura não sabe informar

Para questionar a prefeitura sobre a declaração da ALL a redação entrou em contato com a Assessoria de Imprensa que não soube dizer quem era o responsável pelo planejamento e execução de trânsito e indicou falar com a secretaria de Planejamento

Lá a reportagem foi orientada a falar com o servidor Arnaldo, que trabalha na secretaria de Desenvolvimento Econômico, porém ao ligar o secretário Ernesto Nogueira informou que a responsabilidade era do Planejamento ou da Infraestrutura.

Na infraestrutura ninguém atendeu ao telefone e depois de várias tentativas, inclusive para o celular do secretário, Ismal Ferreira Martins, a reportagem retornou a ligar para a secretaria de planejamento.

A orientação então foi para que procurasse o Prefeito, pois quem cuidava do planejamento de trânsito era o ex-secretário João Ricardo Campaner, que foi exonerado há alguns meses e até agora quem atende pela pasta interinamente é o prefeito Johnny Lehmann.

A reportagem então entrou em contato com o chefe de gabinete do Prefeito, Maria Luiza Muller que não estava em sua sala, e não retornou aos recados até o fechamento desta edição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"