Questionada sobre as “CANCELAS” nas passagens de nível a ALL
afirma que a sinalização é responsabilidade do município. Já a prefeitura não
sabe sequer informar que secretaria é responsável pela sinalização de trânsito
na cidade
ALL realiza campanha
em passagem de nível
A ALL (América Latina
Logística) realizou nesta quarta (18), na passagem de nível da Rua Barão do Rio
Branco, campanha de orientação dos motoristas quanto aos perigos na hora de
atravessar a linha do trem
Com o apoio do setor de trânsito do 15º BPM (Batalhão de
Polícia Militar) de Rolândia o departamento de RH (Recursos Humanos) da ALL
distribuiu panfletos com orientações aos motoristas quanto à atenção redobrada
ao passar pelos cruzamentos férreos.
Segundo o técnico de segurança no trabalho, Lincoln Mendes o
trem demora cerca de um Km para parar e por isso é importante que o motorista
fique atento ao atravessar a passagem de nível. Ele relata que nesse mês dois
acidentes aconteceram na cidade de Jandaia a do Sul.
Jenifer Gil, técnica Administrativa de RH ressalta que a
falta de atenção e a imprudência podem ser perigosos. “Pensar que vai dar tempo
de atravessar é motivo de acontecer grandes acidentes”, alerta.
O soldado Leandro do departamento de trânsito do 15º BPM destaca
a máxima a ser seguida. “Vale atender a frase na placa, pare, olhe e escute”,
finaliza.
A ALL ressalta que além das campanhas frequentes de
segurança nos cruzamentos com a linha férrea também realiza palestras
educativas em escolas próximas à malha.
ALL afirma que as “CANCELAS”
é responsabilidade da Prefeitura
Segundo a ALL a
responsabilidade pela sinalização é do executivo
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Já há vários anos o rolandense não conta mais com as “CANCELAS”
equipadas com sinal sonoro avisando e impedindo a passagem dos carros quando o
trem se aproxima.
Uma campanha de orientação apenas informa os motoristas
sobre o perigo, porém não previne que acidentes ocorram. Para isso é preciso equipamentos
de segurança como as cancelas que haviam nos locais de passagem.
Acidentes de grandes proporções acontecem e o ideal é a
colocação destes equipamentos.
Em nota a concessionária esclarece que segue o Regulamento
dos Transportes Ferroviários e afirma que a manutenção e sinalização das
passagens de nível implantadas nos cruzamentos da via férrea são de
responsabilidade do executor da via mais recente, neste caso, o município.
Da mesma forma o Código de Trânsito Brasileiro atribui ao
Município a competência para implantar, manter e operar o sistema de
sinalização, dispositivos e os equipamentos de controle viário.
A concessionária lembra, ainda, que por iniciativa própria,
reforça a segurança em passagens de nível consideradas críticas, com a pintura
de solo, instalação de Cruz de Santo André e redutor de velocidade.
Nestas
obras não estão previstas cancelas por não serem consideradas uma sinalização
eficiente, uma vez que são constantemente vandalizadas e furtadas. A concessionária
ressalta ainda que realiza manutenções periódicas na via permanente.
Prefeitura não sabe
informar
Para questionar a prefeitura sobre a declaração da ALL a
redação entrou em contato com a Assessoria de Imprensa que não soube dizer quem
era o responsável pelo planejamento e execução de trânsito e indicou falar com
a secretaria de Planejamento
Lá a reportagem foi orientada a falar com o servidor Arnaldo,
que trabalha na secretaria de Desenvolvimento Econômico, porém ao ligar o
secretário Ernesto Nogueira informou que a responsabilidade era do Planejamento
ou da Infraestrutura.
Na infraestrutura ninguém atendeu ao telefone e depois de várias
tentativas, inclusive para o celular do secretário, Ismal Ferreira Martins, a
reportagem retornou a ligar para a secretaria de planejamento.
A orientação então
foi para que procurasse o Prefeito, pois quem cuidava do planejamento de trânsito
era o ex-secretário João Ricardo Campaner, que foi exonerado há alguns meses e até
agora quem atende pela pasta interinamente é o prefeito Johnny Lehmann.
A reportagem então entrou em contato com o chefe de gabinete
do Prefeito, Maria Luiza Muller que não estava em sua sala, e não retornou aos
recados até o fechamento desta edição.
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