facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Criança com quase 40° de febre permanece sem atendimento por 2h

Falta de atendimento nas PSFs sobrecarregam o HSR e a demanda de pediatras torna o problema ainda mais grave

Na tarde desta segunda (16) a reportagem do jornal Manchete do povo foi chamada por um pai que prefere não se identificar que denunciou a falta de médico pediatra no HSR (Hospital São Rafael).

Segundo ele sua filha de 1 ano e 4 meses estava com febre alta, próxima a 40° e ao chegar no HSR às 13h30min foi informado que o médico de plantão estava em sua clínica particular. “Agora são 15he 30min e ainda não fui atendido, estou com medo de minha filha ter uma convulsão”, afirma.

ASSISTA A REPORTAGEM EM INSTANTES

O pai relatou que diversas mães estavam com seus filhos na recepção do hospital aguardando atendimento e que uma criança de aproximadamente 5 anos estaria inclusive vomitando.

Eugênio Rocha afirma que desde o dia anterior está com sua esposa prestes a dar à luz e ao ir no posto de saúde os atendentes falam que ela não pode entrar em trabalho de parto por não ter médico. O esposo conta que sua mulher está com muita dor e já perdendo líquido a quase uma semana e somente hoje conseguiu que ela fosse atendida. “Eu vi vários casos de mulheres grávidas que chegam nos PSFs (Posto de Saúde da Família) e são orientadas a voltar para casa mesmo com dor”, lamenta. Ele faz um apelo para que o prefeito tome alguma providência.
A avó Maria de Freitas, com o neto de apenas um ano afirma que foi ao posto de saúde da Vila Oliveira às 14h e foi orientada a vir para o Hospital São Rafael.

Neusa Fabiano estava na recepção e fez questão de dar seu depoimento. Ele relata que seu marido, Dirceu Teodoro Batista passa por problemas de saúde e agradece a todo o corpo clínico do Hospital São Rafael pelo atendimento de excelência. “Eu só tenho a agradecer ao Dr. Sylvio, toda a enfermaria, desde a
recepção não tenho do que reclamar”, agradece.

O Diretor Técnico do HSR, Roger Felipe Mendes da Silva explica que existe uma grande dificuldade em contratar pediatras, mas garante que o médico de plantão estava no local atendendo um parto. “Nós entendemos a preocupação das mães, mas quando tem uma emergência temos que passar na frente das pessoas que já estão esperando”, ressalta.

Ele destaca o fato de o poder público não dar conta da demanda na saúde e por isso as enfermeiras dos PSFs acabam encaminhando os pacientes para o HSR o que sobrecarrega o sistema hospitalar e prejudica os atendimentos de emergência.

A secretária de saúde Gisele Freitas não foi localizada para dar informações e não retornou o contato até o fechamento desta reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"