facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Aterro continua interditado e o lixo já começa a acumular nas ruas

Com a “PEDREIRA” fechada desde a semana passada, caçambeiros e populares não têm onde descartar o lixo sólido que começa a acumular nas ruas da cidade

Conhecido como pedreira, localizado na saída para Arapongas, no Jardim do Lago, o aterro sanitário era usado para o despejo de resíduos como restos de construção, sofás velhos, galhos, resíduo industrial e todo tipo de lixo levado pelos caçambeiros, carroceiros e populares. 

O local foi interditado na semana passada por estar totalmente irregular e tanto os caçambeiros quanto a SANETRAN e  a população não têm mais onde descartar os resíduos sólidos.

A prefeitura busca uma solução e várias reuniões foram realizadas durante esta semana com os representantes dos caçambeiros, empresas interessadas em explorar o local e técnicos da UEL (Universidade Estatual de Londrina), porém, até agora, nenhuma solução emergencial foi encontrada para resolver o problema de imediato.

Segundo o IAP a solução de fato é a restauração do local através de um Plano de Recuperação de Área Degradada e readequação do aterro para tender ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos.









Acordo provisório busca solução para o "LIXO" através da iniciativa privada




IAP faz exigências para que aterro seja reaberto

O chefe do IAP, Raimundo Maia Campos Jr., esteve em Rolândia nesta segunda feira (28) em reunião com o prefeito Johnny Lehmann para traçar algumas diretrizes em relação à liberação da “PEDREIRA” para descarte de resíduos sólidos

As condições impostas pelo IAP são que seja liberado, mediante acompanhamento, apenas o descarte de materiais da construção civil. E que se inicie imediatamente a recuperação da área degradada com a separação do material reciclável e retirada dos resíduos impróprios para o local como os descartes industriais.

O IAP determina a elaboração de um plano de gerenciamento de resíduos.  Maia explica que isso pode ser feito em sistema de cooperativa, em parceria público privada. No local deverá haver a separação em baias de reciclagens, onde cada material tome o seu devido destino.

Ele alerta que quando as caçambas ou populares colocam todo tipo de lixo em um mesmo lote, este vai contaminado para a reciclagem, perde seu valor econômico e torna-se um problema. “O local torna-se um lixão, e isso não é mais aceito de forma alguma”, ressalta.

Secretário destaca: A solução vem através de projeto

O secretário de Meio Ambiente, Márcio Kolarovic explica que o professor Fernando Fernandes já foi contratado para a elaboração do projeto que atende às exigências do Plano Nacional de Resíduos Sólidos

 


Segundo o secretário, o aterro continua fechado até que as readequações sejam feitas. “Lá será transformado em área verde através de um Plano de Recuperação de Área Degradada”, garante.
Com a apresentação do Plano, a prefeitura continuará podendo utilizar o local, desde que retire o passivo, ou seja, o lixo que já está lá, e recupere a área.

Segundo Márcio, a partir da semana que vem a força verde estará fiscalizando a cidade, não só no entorno da “PEDREIRA”, mas também nas áreas rurais onde possam haver descarte clandestino. “Se for pego, o infrator será autuado, passível de pagamento de multa e até apreensão do veículo”, alerta.
Além da força verde, a prefeitura está destinando um fiscal específico para esta mesma finalidade.


A população também pode denunciar os infratores através do fone 3156-0333. Márcio ressalta que pessoas de outras cidades estavam depositando resíduos na “PEDREIRA”. “Pois aqui não se cobra para receber os descartes e nas cidades da região sim”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"