facebook.com/manchetedopo

"Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política." Charles Spenser Chaplin

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade". George Orwell

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Alternância de poder é a base da democracia!


Pois bem. Chegamos ao segundo turno das eleições para Presidente. Vivemos em uma Democracia, onde, teoricamente, todos têm direito de manifestar sua opinião sobre qualquer assunto. Respeito totalmente posições em contrário, opiniões diferentes e pensamentos diferentes.
O meu posicionamento é conhecido.
Quase todos sabem que meu voto é de Aécio Neves, e não tenho porque esconder. E vou justificar meu posicionamento

Dentre as várias críticas ao atual Governo, duas coisas, em especial, me incomodam. A primeira, é a condução da economia.
Eu entendo que a condução da economia, seja de qual país for, não deve ser misturada com ideologia política. Infelizmente, hoje, o país é guiado mais por ideologia do que por projetos sérios.

A insistência em manter laços comerciais estreitos com o Mercosul e se distanciar da União Europeia e Estados Unidos, é um exemplo.
Deixamos de lado parcerias com economias sólidas para fazer negócio com países governados por populistas, sem nenhuma estabilidade e planejamento econômico.
Nossa infraestrutura é mega sucateada.
Temos rodovias, ferrovias e portos de 30 anos atrás. Isso encarece nossas exportações, prejudicando a competitividade com outros países mais eficientes.

Nossa produtividade é inferior à Coréia do Sul, um país menor que o Paraná, em extensão territorial. Tributos e encargos em demasia, o que sobrecarrega, desestimula e desanima o empregador, o criador de empregos.
Os projetos para a economia são pontuais, nada a longo prazo, como a redução de impostos dos veículos, p.ex. Acho temerário oferecer crédito "barato”, para aquecer a economia. Em um país instável, como o nosso, o endividamento a longo prazo (como a aquisição de carros e casa, p.ex.), é perigoso.
Pode fazer efeito contrário. A inflação alta, como recentemente, diminui o poder de compra do salário do trabalhador. Aí, ou ele deixa de pagar suas dívidas, tornando-se inadimplente, ou deixa de comprar outras mercadorias, desaquecendo a economia.

Economia sustentável, a meu ver, seria baseada em taxa de juros baixa, carga tributária menor, inflação baixa e sob controle.
Com isso, o poder de compra do salário se manteria, permitindo ao trabalhador adquirir bens, sem endividamento. A saúde é o segundo item. A saúde pública brasileira passa por um verdadeiro caos. Pouco investimento, má gestão, e desvios de verbas é o que corrói cada dia mais a saúde
. O SUS é muito bonito no papel, mas, na prática, funciona muito mal. A Tabela SUS é defasada em 10 anos. Por isso que os Hospitais públicos e as Santas Casas e Hospitais filantrópicos passam por um momento terrível, financeiramente.

A revisão da Tabela SUS, a revisão do modelo, o repasse dos 10% do orçamento (que não é cumprido), uma melhor gestão e fiscalização dos recursos, melhoraria, sobremaneira, a qualidade da saúde dos brasileiros.
São os dois principais pontos que me incomodam, que não foram melhorados após 12 anos do atual Governo. Se Aécio Neves vai ser melhor, não tenho bola de cristal para adivinhar.
Mas, tenho que acreditar, e acredito em suas propostas, que vão, exatamente, ao encontro, principalmente, dessas duas demandas que coloquei logo acima.
Temos 2 semanas mais pela frente, até o dia decisivo. Convido a todos que conheçam melhor os programas de Governo dos dois candidatos.

Questionem, estudem. Os próximos 4 anos estão em nossas mãos.
Precisamos de mudanças. Acho que chegou a hora de dar uma chance a um outro modelo de gestão, a uma outra maneira de governar.
Não concordo com uma ideologia que divide o país entre ricos e pobres, burguesia e proletariado, que penaliza o rico, culpando-o pela existência da pobreza.

Que demoniza o empregador, o empresário, como se dele fosse toda a culpa das mazelas da sociedade.
Precisamos de um Brasil único, onde todos sejam atendidos pelo Governo, de acordo com suas necessidades. Todos trabalhando juntos, para melhorar o país, sem discriminação e preconceitos. Somos todos brasileiros, somos todos irmãos. Pensemos nisso. Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Este é um canal aberto para discutirmos sobre a política de Rolândia.

Nós publicamos material de valor ético, político e histórico,... proporcionando assim um caminho universal para a revelação de injustiças reprimidas e censuradas. Wikileaks.

Assista o canal do tetodebarro em http://www.youtube.com/user/stutzcabelo

CONTATO: 43 3016 0201

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell"